A PRÁXIS DOCENTE-MÚSICO NO CONSERVATÓRIO MUNICIPAL DE MÚSICA DE VITÓRIA DA CONQUISTA - BA: APROPRIAÇÕES DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA INICIAÇÃO MUSICAL

Autores

  • Gabriel Silva Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Yasmim Ribeiro de Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Brenda Luara dos Santos de Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2021.25.2.4315

Resumo

O presente artigo tem como objetivo identificar as tendências pedagógicas presentes no ensino de música frente aos relatos proferidos pelos professores do Conservatório Municipal de Música de Vitória da Conquista - BA, através de uma pesquisa de campo com roteiro semiestruturado de entrevista. Para tanto, apresentaremos as tendências pedagógicas como um todo, elucidando as principais apropriações para o no ensino de Música, com base nos estudos Libâneo (1990), junto à Rego (2013) que nos foi essencial no momento da análise das entrevistas. Por fim, apesar de identificarmos que o pensamento tradicional ainda tem força na relação entre docência-ensino de música-currí­culo, percebemos nas narrativas dos entrevistados seu comprometimento com uma práxis dinâmica que não se isola de sua realidade material, similar a defesa Sócio-Histórica. Compreendemos ainda que, diferente da iniciação música da educação básica, o arte-educar do CMM se destaca devido a amplitude da vivência musical dos agentes envolvidos, o que proporciona uma total imersão na música. Nesse contexto, ainda que no CMM ocorra mais uma iniciação musical, conforme ecoou nas narrativas dos docentes-música, possivelmente por se tratar de uma instituição pública com cursos de curta duração se comparado a outros conservatórios, há uma aprendizagem significativa. Sendo assim, levar essa imersão para o todo curricular da educação básica pode ser uma alternativa de (re)significar o ensino de música.

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Biografia do Autor

Gabriel Silva Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Egresso doCurso de Violão Popular do Conservatório Municipal de Vitória da Conquista (CMM); Licenciando em Fí­sica pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa, Estudo e Formação de Professores (NEFOP/UESB) e do Grupo de Estudos em Cultura, Linguagem e Trabalho (GECuLT/UESB);

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Yasmim Ribeiro de Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Discente do Curso de Viola Caipira do Conservatório Municipal de Vitória da Conquista (CMM) e Licencianda em Fí­sica pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

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Brenda Luara dos Santos de Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Psicóloga (CRP03/12716) e Professora noDepartamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia(DFCH/UESB). Mestra em Educação (PPGED/UESB); Coordenadora do Grupo de Estudos em Cultura Linguagem e Trabalho (GECuLT/UESB)

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Publicado

2021-11-04

Como Citar

SANTOS, G. S.; SOUZA, Y. R. de; SOUZA, B. L. dos S. de. A PRÁXIS DOCENTE-MÚSICO NO CONSERVATÓRIO MUNICIPAL DE MÚSICA DE VITÓRIA DA CONQUISTA - BA: APROPRIAÇÕES DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA INICIAÇÃO MUSICAL. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 25, n. 2, 2021. DOI: 10.33871/19805071.2021.25.2.4315. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/4315. Acesso em: 28 mar. 2024.