DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE ATIVE-LEARNING NAS TÉCNICAS DE DANÇA CONTEMPORÂNEA

Autores

  • João Fernandes Escola Superior de Dança, Instituto Politécnico de Lisboa Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2021.25.2.4162

Resumo

O ensino das técnicas de dança é ainda associado a uma ação altamente expositiva por parte do professor, sendo o aluno um recetáculo de informação, posteriormente reproduzida. No entanto, a criação artí­stica em articulação com as técnicas de dança contemporânea confere uma visão mais democrática do ensino-aprendizagem. No século XXI, parece ser claro a necessidade de dar um papel mais ativo aos estudantes no contexto do ensino-aprendizagem, revolucionando assim as práticas do passado. Este artigo propõe assim, a partir de metodologia deliterature reviewnuma abordagem deintegrative review, aferir um conjunto de estratégias deactive-learningnas aulas de técnicas de dança contemporânea. Foram extraí­das da literatura práticas sistematizadas, onde existe uma clara aplicação de conteúdos da composição coreográfica, como forma melhorar o desempenho técnico dos estudantes nas aulas de técnicas de dança contemporânea. Assim, é a associação entre as abordagens didático-pedagógicas mais expositivas por parte do professor e mais autónomas por parte dos alunos, que aproximam as técnicas de dança contemporânea e a composição coreográfica, fator que se considera determinante para a ensino-aprendizagem da dança na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARR, Sherrie. Collaborative practices in dance research: unpacking the process. Research in Dance Education. 2015, vol.16, n.º1, p. 51-66.

BATALHA, Ana Paula. Metodologia do Ensino da Dança. Cruz Quebrada: FMH Edições, 2004.

BREMSER, Martha; SANDERS, Lorna. Fifty Contemporary Choreographers. New York: Routledge, 2011.

BURKE, Alison; FEDOREK, Brian. Does "flipping" promote engagement?: A comparison of traditional, online, and flipped class. Active learning in higher education. 2017, vol. 18, n.º1, p. 11-24.

BUTTERWORTH, Joo. Too many cooks? A framework for dance making and devising. In: BUTTERWORTH, Joo; WILDSCHUT, Liesbeth Contemporary Choreography - a critical reader. Oxon: Routledge, 2009 (p. 177-194).

CASA HOFFMANN. Interview with David Zambrano. Cristiane Bouger, 2004. Acesso em: 28 set. 2020.

http:cristianebouger.com/_articles/articles_/Bouger_Relache_Comunidade_2004.doc

CHRISTERSSON, Cecí­lia; STAAF, Patricia. Promoting active learning in universities. Brussels: European University Association, 2019.

CLAID, Emilyn. Yes? No! Maybe... - Seductive ambiguity in dance. New York: Routledge, 2006.

CVEJIC, Bojana. Choreographing Problems: Expressive Concepts in Contemporary Dance and Performance. New York: Palgrave Macmillan, 2015.

DAVENPORT, Donna. Building a Dance Composition Course: An act of creativity. Journal of Dance Education. 2006, vol. 6, n.º 1, p. 25-32.

DIEHL, Ingo; LAMPERT, Friederike. Dance Techniques 2010 Tanzplan Germany. Leipzig: Henschel Verlag, 2011.

FAZENDA, Maria José. Dança Teatral - Ideias, Experiências, Ações. Lisboa: Colibri, 2012.

FERNANDES, João. O ensino aprendizagem das técnicas de dança contemporânea no ensino artí­stico português – uma proposta de intervenção para a atualidade. 2018, Dissertação (doutoramento em Motricidade Humana), Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa, Portugal, 2018.

FERNANDES, João. A reinterpretação de obras coreográficas e a importância da sua integração no ensino de dança. Revista Portuguesa de Educação Artí­stica. 2016, vol. 6, p. 69-83.

FERNANDES, João; GARCIA, Vitor. A Hí­brida Relação entre as Técnicas de Dança Contemporânea e a Formação Artí­stica Profissional. Revista Portuguesa de Educação Artí­stica. 2015, vol. 5, p. 85-99.

FINK, L. Dee. Creating significant learning experiences. HB Printing: USA, 2003.

FOSTER, Susan Leigh. Dances that describe themselves. Middletown: Wesleyan University Press, 2002.

FRY, Heather; KETTERIDGE, Steve; MARSHALL, Stephanie. A handbook for teaching learning education. Oxon: Routdlege, 2009.

GEORGE-GRAVES, Nadine. The Oxford Handbook of Dance and Theater. Oxford: Oxford University Press, 2015.

GIGUERE, Miriam. Beginning Modern Dance. Champaign: Human Kinetics, 2014.

GILBOY, Mary Beth; HEINERICHS, Scott; PAZZAGLIA Gina. Enhancing student engagement using the flipped classrom. Journal of Nutrition Education and Behavior. 2014, vol. 1, n.º 6, p. 109-114.

HUGHES, Kathryn. Dance Analysis - Technique within contemporary dance. Berlim: GRIN, 2011.

HOLLINGSWORTH, Patricia, JOHNSON, Dale and SMITH, Susan. An evaluation study of interdisciplinary active learning. Roeper Review. 1997, vol. 20, n.º 4, p. 273-276.

KAUFMANN, Karen. Dance Integration. United States: Human Kinetics, 2014.

KRASNOW, Donna and WILMERDING, Mary Virginia. Motor Learning and Control for Dance. Champaign: Human Kinetics, 2015.

LAVENDER, Larry. Creative Process Mentoring: Teaching the "Making" in Dance-Making. Dance Research Journal. 2009, vol. 6 n. º1, p. 6-14.

LEPECKI, André. The Body as Archive: Will to Re"Enact and the Afterlives of Dances. Dance Research Journal. 2010, vol. 42 n. º2, p. 28-48.

LOUPPE, Laurence. Poética da Dança Contemporânea. Lisboa: Orfeu Negro, 2012.

MCCUTCHEN, Brenda Pugh. Teaching Dance as Art Education. United States: Human Kinetics, 2006.

MENDO, Gil. Contextos e dimensões da dança. In Moura, Margarida; Monteiro, Elisabete. Dança em Contextos Educativos. Cruz Quebrada: FMH Edições, 2007, (p. 7-9).

MINTON, Sandra Cerny. Choreography: a basic approach using improvisation. Champaign: Human Kinetics, 2007.

NETO, Ângelo. A integração de elementos de composição coreográfica na disciplina de técnica de dança contemporânea no 4º ano do curso básico de dança da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha. 2017, Relatório de Estágio (mestrado em Ensino de Dança) Escola Superior de Dança, Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal, 2017.

NOISETTE, Philippe. Danse contemporaine: mode d"™emploi. Paris: Flammarion, 2015.

NOVACK, Cynthia J. Looking at movement as culture. Em Carter, Alexandra; O'Shea, Janet. The Routledge Dance Studies Reader. Oxon: Routledge, 2010, (p. 168-180).

ONDOM, Sue; GLENN, Betty; SANNER, Susan, and CANNELLA, Kathleen A. S. Group peer review as an active learning strategy in a research course. International Journal of Teaching and Learning in Higher Education. 2009, vol. 21, n. º 1, p. 108-117.

O'SHEA, Janet. At Home in the World: Bharata Natyam on the Global Stage. Middletown: Wesleyan University Press, 2007.

OVERBY, Lynnette; POST, Beth; NEWMAN, Diane. Interdisciplinary Learning Through Dance. United States: Human Kinetics, 2005.

PALLANT, Cheryl. Contact Improvisation. North Carolina: Mcfarland & Company, 2006.

PINE, Adam; KUHLKE, Olaf. Geographies of Dance - Body, movement and corporeal negotiations. New York: Lexington Books, 2014.

PRESTON-DUNLOP, Valerie. Dance Words. New York: Routledge, 1995.

PRESTON-DUNLOP, Valerie; SANCHEZ-COLBERG, Ana. Dance and performative: a choreological perspective: Laban and beyond. Hampshire: Dance Books, 2010.

RESENDE, Catarina. Corpos (im)perfeitos?. In MACARA, Ana; BATALHA, Ana Paula; MORTARI, Kátia. Corpos (im)perfeitos: reflexões para o entendimento da diversidade do performer contemporâneo. Cruz Quebrada: FMH Edições, 2016, (p. 67-74).

RHODES, Alison M. Dance in interdisciplinary teaching and learning. Journal of Dance Education. 2006, vol. 6, n.º 2, p. 48-56.

SCHWARTZ, Peggy. Action Research: Dance improvisation as Dance Technique. Journal of Physical Education, Recreation & Dance. 2000, p. 42-46.

SMITH-AUTARD, Jaqueline. Dance Composition. London: Methuen Drama, 2010.

SNYDER, Hannah. Literature review as a research methodology: an overview and guidelines. Journal of Business Research, 2019, vol. 104, p. 333-339.

SOETANTO, Danny; MACDONALD, Matthew. Group work and the change of obstacles over time: The influence of learning style and grup composition. Active learning in higer education. 2017, vol. 18, n.º 2, p 99-113.

SPATZ, Ben. What a Body Can Do. New York: Routledge, 2015.

STIX, Andi. Social Studies Strategies for Active Learning. Oceanus Drive: Shell Education, 2004

THOMAS, Helen. The Body, Dance and Cultural Theory. New York: Palgrave Macmillan, 2003.

WOLFF, Silvia Susana. O corpo tecnológico: sobre as relações entre a dança, tecnologia e videodança. Revista Cena, 2013, n.º 14, p. 1-12.

Downloads

Publicado

2021-11-04

Como Citar

FERNANDES, J. DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE ATIVE-LEARNING NAS TÉCNICAS DE DANÇA CONTEMPORÂNEA. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 25, n. 2, 2021. DOI: 10.33871/19805071.2021.25.2.4162. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/4162. Acesso em: 25 abr. 2024.