PSICANÁLISE, CINEMA E FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA: MOVIMENTO DE UM GRUPO DE ESTUDOS EM BELÉM DO PARÁ

Autores

  • Arina Marques Lebrego Universidade da Amazônia (UNAMA)
  • Dorivaldo Pantoja Borges Junior Universidade da Amazônia (UNAMA)
  • Tayane Leopoldino Sabádo Universidade da Amazônia (UNAMA)
  • Tânia de Miranda Santos Universidade da Amazônia (UNAMA)
  • Júlio Fernandes Costa Passos Universidade da Amazônia (UNAMA)

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2020.22.1.3295

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo expor as experiências vividas no Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicanálise e Cinema (GEPPCINE) durante os seus primeiros dois anos de funcionamento (2018 – 2019) no curso de Psicologia da Universidade da Amazônia (UNAMA), em Belém do Pará. Além disso, enfatizar o encontro entre a Psicanálise e o Cinema como frutí­fero fundo de discussões e investigações à formação de psicólogos, partindo de um breve histórico acerca do cinema, percorrendo seus entrelaces com a teoria psicanalí­tica, e o espaço de transmissão que se faz possí­vel no grupo por meio dos estudos e discussões. Dessa forma, o texto dispõe de informações como o funcionamento do GEPPCINE, seus eixos de investigação e, por fim, as divulgações cientí­ficas realizadas para discutir as reverberações destes movimentos na formação acadêmica e profissional dos membros. Por conseguinte, faz-se importante ressaltar que o grupo se constitui de reflexões acerca das obras a partir do discurso livre circulante, possibilitando acesso da comunidade acadêmica aos conceitos cinematográficos e psicanalí­ticos e o desenrolar de produções cientí­ficas e expansão de conhecimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arina Marques Lebrego, Universidade da Amazônia (UNAMA)

Bacharel em Psicologia (UFPA); Especialista em Psicologia Hospitalar e da Saúde (IEPS); Mestra em Psicologia (PPGP/UFPA); Doutoranda em Psicologia (PPGP/UFPA); Pós-graduanda em Metodologias Ativas (UNAMA); Pesquisadora do Laboratório de Psicanálise e Psicopatologia Fundamental (PPGP/UFPA);Docente na Universidade da Amazônia (UNAMA); Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Psicanálise e Cinema (GEPPCINE/UNAMA).

Dorivaldo Pantoja Borges Junior, Universidade da Amazônia (UNAMA)

Graduando em Psicologia na Universidade da Amazônia (UNAMA); Bolsista PIBIC/CNPq do Programa de Pós-graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC/UNAMA); Membro do Grupo de Pesquisa Capital Social e Cultural no Contexto Midiático Contemporâneo (UNAMA/PPGCLC/CNPq); Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Psicanálise e Cinema (GEPPCINE/UNAMA); Diretor Cientí­fico da Liga Acadêmica Paraense de Saúde Mental (LAPASME).

Tayane Leopoldino Sabádo, Universidade da Amazônia (UNAMA)

Bacharel em Comunicação Social- Publicidade e Propaganda (CESUPA); Especialista em Produção Audiovisual (Estácio/IESAM); Graduanda em Psicologia na Universidade da Amazônia (UNAMA); Pós-graduanda em Psicanálise com Crianças e Adolescentes (IPOG); Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Psicanálise e Cinema (GEPPCINE/UNAMA).

Tânia de Miranda Santos, Universidade da Amazônia (UNAMA)

Graduanda em Psicologia na Universidade da Amazônia (UNAMA); Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Psicanálise e Cinema (GEPPCINE/UNAMA).

Júlio Fernandes Costa Passos, Universidade da Amazônia (UNAMA)

Graduando em Psicologia na Universidade da Amazônia (UNAMA); Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Psicanálise e Cinema (GEPPCINE/UNAMA).

Referências

ANDREW, James Dudley, 1945- A58p. As principais teorias do cinema: uma introdução / J. Dudley Andrew; tradução, Teresa Ottoni. - Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002.

BARROS, José d"™Assunção. Cinema e história – as funções do cinema como agente, fonte e representação da história. Ler história, n. 52, p 127-159, 2007. Disponí­vel em: https://journals.openedition.org/lerhistoria/2547#authors . Acesso: 27 jan. 2020

BASTOS, Antônio Virgí­lio Bittencourt; GOMIDE, Paula Inez Cunha. O psicólogo brasileiro: sua atuação e formação profissional. Psicol. cienc. prof., Brasí­lia, v. 9, n. 1, p. 6-15, 1989. Disponí­vel em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98931989000100003. Acesso: 13 jan. 2020

BENIGNO, Luciana de Faria. Sobre o Eu em Psicanálise: a tecedura de uma ficção. 2016. x, 95 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clí­nica e Cultura) "”Universidade de Brasí­lia, Brasí­lia, 2016.

BERNARDET, Jean-Claude. O que é cinema. São Paulo: Brasiliense, 2017.

BIRMAN, Joel. Mal-estar na atualidade: a psicanálise as novas formas de subjetivação. 13º ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019

CATHARIN, Verônica; BOCCHI, Josiane Cristina; CAMPOS, Érico Bruno Viana. Psicanálise e cinema: o ser humano como um ser cinematográfico. São Paulo: Ide (São Paulo), v. 40, n. 64, p. 143-157, dez. 2017. Disponí­vel em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31062017000200012&lng=pt&nrm=iso . Acesso: 13 jan. 2020

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Ano da formação em Psicologia: revisão das diretrizes curriculares para os cursos de graduação em psicologia, 2018. Disponí­vel em: http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2018/01/cartilha-Ano-da-Forma%C3%A7%C3%A3o-em-Psicologia.pdf. Acesso: 24 jan. 2020

FERNANDES, Ana Lúcia Sampaio. Cinema e psicanálise. Estudos de psicanálise, 2005, 28: 69-73. Disponí­vel em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-34372005000100008. Acesso: 13 jan. 2020.

GOULART, Audemaro Taranto. A importância da pesquisa e da extensão na formação do estudante universitário e no desenvolvimento de sua visão crí­tica. Horizonte, v. 2, v. 4, p. 60-73, 2004. Disponí­vel em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/580. Acesso: 25 jan. 2020

LACAN, Jacques. A ciência e a verdade (1965). In: Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.

LACAN, Jacques. O estádio do espelho como formador da função do eu (1949). In: Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

LINS, Laí­s Fernanda Tenório; SILVA, Leila Gracieli da; ASSIS, Cleber Lizardo de. Formação em psicologia: perfil e expectativas de concluintes do interior do estado de Rondônia. Gerais, Rev. Interinst. Psicol., Juiz de fora, v. 8, n. 1, p. 49-62, jun. 2015. Disponí­vel em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1983-82202015000100005&lng=pt&nrm=iso . Acesso: Acesso: 13 jan. 2020

MASCARELLO, Fernando. História do cinema mundial. Campinas, SP: Papirus, 2006. - (Coleção Campo Imagético).

PENAFRIA, Manuela; MARTINS, índia Mara (Org.). Estéticas do digital cinema e tecnologia. Covilhã: LabCom, 2007.

MAZER, Sheila Maria; MELO-SILVA, Lucy Leal. Identidade profissional do Psicólogo: uma revisão da produção cientí­fica no Brasil. Psicol. cienc. prof., Brasí­lia, v. 30, n. 2, p. 276-295, 2010. Disponí­vel em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-98932010000200005&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso: Acesso: 13 jan. 2020.

PUCCINELLI, Maysa; CHATELARD, Daniela Scheinkman. A linguagem da imagem: notas sobre o sujeito em causa na TV e no cinema. Psicanálise & Barroco em revista, v. 15, n. 01, julho de 2017.

RIVERA, Tania. Arte e psicanálise. 2.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2005.

RIVERA, Tania. Cinema, imagem e psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2008.

SIGMUND, Freud. A dinâmica da transferência (1912). In: Observações psicanalí­ticas sobre um caso de paranoia relatado em autobiografia ("O caso Schreber"), artigos sobre técnica e outros textos (1911-1913). Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

SIGMUND, Freud. A identificação (1921). In: Psicologia das massas e análise do eu e outros textos (1920-1923). Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

SIGMUND, Freud. A interpretação dos sonhos. Vol. 1 e 2. Porto Alegre, RS: L&PM, 2012.

SIGMUND, Freud. A moral sexual "cultural" e o nervosismo moderno (1908): In: O delí­rio e os sonhos na gradiva, análise da fobia de um garoto de cinco anos e outros textos (1906-1909). Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

SIGMUND, Freud. O inquietante (1919). In: História de uma neurose infantil ("O Homem dos Lobos"), Além do princí­pio do prazer e outros textos (1917-1920). Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

SIGMUND, Freud. O mal-estar na civilização (1930). In: O mal-estar na civilização, novas conferências introdutórias í psicanálise e outros textos (1930-1936). Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

SIGMUND, Freud. Totem e Tabu (1912-1913). In: Totem e tabu, contribuição í história do movimento psicanalí­tico e outros textos (1912-1914). Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

WEINMANN, Amadeu de Oliveira. Sobre a análise fí­lmica psicanalí­tica. Revista Subjetividades, vol. 17, n. 1, janeiro de 2017, p. 1-11. Disponí­vel em: https://periodicos.unifor.br/rmes/article/view/5187 . Acesso: Acesso: 13 jan. 2020.

SITES CONSULTADOS:

< https://www.instagram.com/geppcine/?hl=pt-br> Acesso: 18 jan. 2020.

<https://site.cfp.org.br/repensar-a-formacao-em-psicologia/> Acesso: 24 jan. 2020.

Downloads

Publicado

2020-05-22

Como Citar

LEBREGO, Arina Marques; BORGES JUNIOR, Dorivaldo Pantoja; SABÁDO, Tayane Leopoldino; SANTOS, Tânia de Miranda; PASSOS, Júlio Fernandes Costa. PSICANÁLISE, CINEMA E FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA: MOVIMENTO DE UM GRUPO DE ESTUDOS EM BELÉM DO PARÁ. Revista Científica/FAP, Curitiba, v. 22, n. 1, 2020. DOI: 10.33871/19805071.2020.22.1.3295. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/3295. Acesso em: 18 nov. 2024.