Teoria dos cineastas: uma abordagem para a teoria do cinema

Autores

  • André Rui Graça Universidade de Coimbra
  • Eduardo Tulio Baggio Unespar
  • Manuela Penafria Universidade da Beira Interior/Labcom.IFP

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2015.12.1.1408

Resumo

O presente artigo é escrito em coautoria pelos coordenadores do Grupo de Trabalho Teoria dos Cineastas, da AIM (Associação dos Investigadores da Imagem em Movimento), constituí­do em 2014. Em 2015 o GT integrou, pela primeira vez, a programação do Encontro Anual da AIM, com duas mesas temáticas. Pretendemos com este artigo apresentar conceitos prévios, problematizações, objetivos, metodologia geral e possibilidades de investigação no âmbito das propostas do GT Teoria dos Cineastas.

Palavras-chave: Teoria dos cineastas. Teoria do cinema. Autor. Metodologia de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Rui Graça, Universidade de Coimbra

André Rui Graça é doutorando e "teaching assistant" na University College London com uma bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia. É também investigador colaborador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra e membro coordenador do GT Teoria dos Cineastas da AIM (Associação dos Investigadores da Imagem em Movimento).

Eduardo Tulio Baggio, Unespar

Eduardo Tulio Baggio é doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP com a tese "Da teoria í  experiência de realização do documentário fí­lmico". Professor do curso de Cinema e Ví­deo da UNESPAR (Universidade Estadual do Paraná). Coordenador do CINECRIARE - Grupo de pesquisa Cinema: Criação e Reflexão (Unespar/Cnpq). Membro coordenador do GT Teoria dos Cineastas – AIM (Associação dos Investigadores da Imagem em Movimento). Cineasta com ênfase em documentarismo

Manuela Penafria, Universidade da Beira Interior/Labcom.IFP

Manuela Penafria (Universidade da Beira Interior/Labcom.IFP). Professora nos cursos de 1º e 2º Ciclo em Cinema da UBI. Co-editora da revista DOC On-line. Membro coordenador do GT Teoria dos Cineastas – AIM (Associação dos Investigadores da Imagem em Movimento)

Publicado

2015-06-01

Como Citar

RUI GRAÇA, A.; TULIO BAGGIO, E.; PENAFRIA, M. Teoria dos cineastas: uma abordagem para a teoria do cinema. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 12, n. 1, 2015. DOI: 10.33871/19805071.2015.12.1.1408. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1408. Acesso em: 18 abr. 2024.