Dançar com a criança: um olhar para a composição e criação em dança com a pequena infância

Autores

  • Fernanda de Souza Almeida Universidade Federal de Goiás
  • Carolina Romano de Andrade Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2016.15.2.1110

Resumo

O presente texto busca destacar alguns fundamentos da dança com educação infantil e despertar um olhar para os processos de criação nesta linguagem artí­stica com a criança pequena, relevando situações da prática in loco. Pretende-se com isso, contribuir com a construção de uma dança alinhada a infância no âmbito das intervenções educativas, a partir do cruzamento interdisciplinar entre dança, educação e infância. Além disso, apresentar uma socialização de experiências em contexto, para fomentar a formação de professores por meio do debate e da sistematização de proposições sensí­veis e criativas. Desta forma, em um diálogo entre as pesquisas de doutoramento (AUTORA 1, 2016) e de mestrado (AUTORA 2, 2013) das autoras, destacou-se a necessidade dos processos de criação em dança com a educação infantil colocarem os pequenos como protagonistas do processo, participando ativamente das decisões, em diálogo com o professor/mediador. Este profissional pode se inspirar nos conhecimentos anteriores advindos das vivências das crianças e contribuir com ideias e sugestões.

Ademais, ressalta-se o papel do lúdico como fio condutor das especificidades dessa etapa da vida, uma estratégia interessante de permear as composições em dança. Nesse sentido, é importante que o professor embrenhe-se no universo infantil para oferecer pistas para auxiliar as crianças a estabelecer relações de experiência com o mundo (AUTORA 1, 2016); descobrindo e compondo sua própria dança, por meio da ludicidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda de Souza Almeida, Universidade Federal de Goiás

Professora do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Goiás (UFG). Pesquisadora do Núcleo de pesquisa e investigação cênica Coletivo 22 e membro do grupo de pesquisa Dança: Estética, Educação do Instituto de Artes da UNESP, desde 2009, atuando em projetos de pesquisa que versam sobre dança, educação e formação de professores. Coordena o projeto de pesquisa Dançarelando: a praxis artí­stico-educativa em dança com crianças e o projeto de extensão Dançarelando.

Carolina Romano de Andrade, Universidade Estadual Paulista

Bailarina, coreógrafa, pesquisadora e professora. É professora credenciada pela Royal Academy of Dance(RAD), Bacharel (2003) e Licenciada(2006) em Dança-UNICAMP. Mestre em Artes (IA-UNICAMP/2006). Doutora em Artes (IA-UNESP/2016), membro-pesquisadora do grupo de pesquisa Dança: Estética e Educação (GPDEE-IA/Unesp). Atuou como prof. coord. da Pós Graduação Lato sensu Dança- Educação Faculdades Integradas de Bauru. Foi professora da Universidade Sagrado Coração Bauru, no Cursos de Artes Cênicas, onde coordenou os projetos de extensão de Capoeira e Cultura Popular. Foi professora substituta na Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, no curso de licenciatura em Educação Fí­sica (DEF/BAURU). Participou (2015) do Núcleo São Paulo - NuSP - ligado ao Projeto Mapeamento Dança patrocinado pelo MINC. Atualmente é professora voluntária do Mestrado Profissional (Stricto sensu) em Artes, PROF-ARTES

Downloads

Publicado

2016-12-01

Como Citar

ALMEIDA, F. de S.; ANDRADE, C. R. de. Dançar com a criança: um olhar para a composição e criação em dança com a pequena infância. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 15, n. 2, 2016. DOI: 10.33871/19805071.2016.15.2.1110. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1110. Acesso em: 19 abr. 2024.