Dançar com a criança: um olhar para a composição e criação em dança com a pequena infância
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2016.15.2.1110Resumo
O presente texto busca destacar alguns fundamentos da dança com educação infantil e despertar um olhar para os processos de criação nesta linguagem artística com a criança pequena, relevando situações da prática in loco. Pretende-se com isso, contribuir com a construção de uma dança alinhada a infância no âmbito das intervenções educativas, a partir do cruzamento interdisciplinar entre dança, educação e infância. Além disso, apresentar uma socialização de experiências em contexto, para fomentar a formação de professores por meio do debate e da sistematização de proposições sensíveis e criativas. Desta forma, em um diálogo entre as pesquisas de doutoramento (AUTORA 1, 2016) e de mestrado (AUTORA 2, 2013) das autoras, destacou-se a necessidade dos processos de criação em dança com a educação infantil colocarem os pequenos como protagonistas do processo, participando ativamente das decisões, em diálogo com o professor/mediador. Este profissional pode se inspirar nos conhecimentos anteriores advindos das vivências das crianças e contribuir com ideias e sugestões.
Ademais, ressalta-se o papel do lúdico como fio condutor das especificidades dessa etapa da vida, uma estratégia interessante de permear as composições em dança. Nesse sentido, é importante que o professor embrenhe-se no universo infantil para oferecer pistas para auxiliar as crianças a estabelecer relações de experiência com o mundo (AUTORA 1, 2016); descobrindo e compondo sua própria dança, por meio da ludicidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.