O MARKETING DE LUGARES E A DINAMIZAÇÃO DO TURISMO PEDAGÓGICO: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Annaelise Fritz Machado Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA)
  • Bruno Barbosa Sousa Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Portugal Membro Investigador CiTUR http://orcid.org/0000-0002-8588-2422
  • Zilpa Abreu Estácio - Juí­z de Fora

DOI:

https://doi.org/10.33871/26747170.2020.2.3.3431

Palavras-chave:

turismo pedagógico, citymarketing, marca territorial, segmentação, turismo de nichos

Resumo

O presente estudo procurou compreender o papel do marketing de lugares como alavanca do turismo segmentado numa lógica científica, acadêmica e de motivação pedagógica (em específico, as atividades turísticas realizadas no Resort Pedagógico Sítio do Carroção, Brasil).No que concerne à metodologia da pesquisa, após levantamento teórico em materiais sobre turismo, educação e turismo pedagógico foi realizado um estudo empírico de natureza exploratória no Resort Sítio do Carroção, com proposta de modelo conceitual.Como conclusões preliminares, importa referir que alguns destinos procuram posicionar a sua marca territorial numa clara tentativa de atrair novos visitantes e capitalizar esse segmento turístico. A gestão e o marketing de territórios, em específico o branding territorial, assume um papel determinante neste domínio, tanto ao nível da notoriedade da marca territorial (lembrança, memória e associação) como no que concerne à escolha e tomada de decisão por parte dos turistas e visitantes do turismo pedagógico. Contudo, e como limitações, este estudo apresenta como principal limitação a sua metodologia de natureza exclusivamente qualitativa. Estudos futuros deverão dar continuidade a este trabalho mediante metodologia de natureza quantitativa. Em específico, propõe-se a aplicação de inquéritos por questionário junto dos consumidores, testando um modelo conceitual em contextos de turismo pedagógico. O presente manuscrito representa uma importante contribuição para a área de estudo do turismo de nichos (ex.turismo pedagógico), que tem vindo a ser alvo de análises recentes no âmbito do marketing, uma vez que funciona como como uma chamada de atenção para a pertinência das questões ligadas ao processo ensino-aprendizagem em contextos turísticos.

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Biografia do Autor

Bruno Barbosa Sousa, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Portugal Membro Investigador CiTUR

Bruno Sousa is a Professor in Polytechnic Institute of Cavado and Ave (IPCA, Portugal) Head of Master Program - Tourism Management - PhD Marketing and Strategy. He was Market Analist at Sonae Distribuição – Modelo e Continente, S.A. (2006 to 2009) and he was Marketing Assistant - Jornal O Jogo at Controlinveste (2005) - Teaching Award of the School of Economics and Management of the University of Minho 2015/2016 - Best Thesis in Tourism Award - ICIEMC 2015 - Management Graduation, University of Minho Award - Best performance (2006) - Merit Scholarship for Students in Public Higher Education Awards of Merit Scholarship by University of Minho in 2001/02 - 2002/03 - 2003/04 Rresearch centre: CiTUR and Applied Management Research Unit (UNIAG). He is author or co-author of several papers and her research interests include tourism management, marketing and strategy. Editorial board member of several peer reviewed scientific journals and ad-hoc reviewer of several peer-reviewed scientific journals. Member of the scientific committee of several national and international congresses and conferences.

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Publicado

2020-11-05

Edição

Seção

Artigos