UM RETRATO DA CADEIA PRODUTIVA DE CARNE AVÍCOLA EM SANTA CATARINA E NO BRASIL NO INÍCIO DO SÉCULO XXI

Autores

  • Luiz Carlos de Carvalho Júnior Universidade Federal de Santa Catarina
  • Paula da Costa Manso Giarola

DOI:

https://doi.org/10.33871/26747170.2020.2.2.3350

Palavras-chave:

Avicultura, tecnologia, competitividade

Resumo

O objetivo desse trabalho foi caracterizar a cadeia produtiva aví­cola de frango de corte do Brasil e de Santa Catarina, mostrando a evolução dos segmentos de desenvolvimento genético, alimentação animal, alojamento e engorda das aves, sanidade, processamento e do mercado interno. Para atender esse objetivo, foram coletadas informações em relatórios de pesquisa e através de entrevista com técnico especialista sobre a cadeia da Secretaria da Agricultura de Santa Catarina. Foi constatado que a cadeia produtiva aví­cola é coordenada pelas grandes empresas localizadas no segmento da indústria de abate e processamento da carne de frango, que estabelecem contratos com avicultores para a realização da engorda dos animais, produzem a ração, definem a linhagem dos frangos, impõem regras para o manejo e criação nos aviários. Foi verificado também que nos segmentos abordados, ocorreram evoluções que conduziram a cadeia a obter ganhos de produtividade e competitividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Carlos de Carvalho Júnior, Universidade Federal de Santa Catarina

Economista; Mestre em Economia Rural; Doutor em Engenharia da Produção

Professor do Departamento de Economia e relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina

Referências

ABPA (Associação Brasileira de Proteí­na Animal). Avicultura. Disponí­vel em http://abpa-br.com.br/setores/avicultura. Acesso em 20 abr. 2017.

Covre, J.; Fassarella, R.A. (2010) Cadeia produtiva da avicultura de postura: um estudo no municí­pio de Jetibá no estado do Espí­rito Santo. In: Anais da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. Campo Grande, p.1-17.

Ferreira, M (2011). A saga da avicultura brasileira: como o Brasil se tronou o maior exportador mundial de carne de frango. Rio de Janeiro: Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos, 124 p.

Freitas, L.A.R,; Bertoglio, O. (2001) A evolução da avicultura de corte brasileira após 1980. Revista Economia e Desenvolvimento, n.13. Brasí­lia: RBA Editora, ago-set.

ICEPA (Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrí­cola) (2016). Sí­ntese anual da agricultura de Santa Catarina, 2015-16. Florianópolis: Epagri/Cepa, 191 p.

Jesus Jr, C et al. (2007) A cadeia de carne de frango: tensões, desafios e oportunidades. BNDES setorial, n.26.

Mendes, A. A. (2014) A cadeia aví­cola brasileira. In: Mendes, A.A.,; Nãas, I.A.; Macari, M. Produção de frangos de corte. Campinas: FACTA, p.3-14

Michels, I.I.L.; Gordin, M.O. (2004). Avicultura. Campo Grande: Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Downloads

Publicado

2020-07-21

Edição

Seção

Artigos