INDICADORES DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE E A IMPORTÂNCIA DO MARKETING DE RELACIONAMENTO EM UMA EMPRESA DE LOGÍSTICA PORTUÁRIA: UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.33871/26747170.2018.1.1.3284Palavras-chave:
Diferencial competitivo, Litoral do Paraná, Servqual, Porto de ParanaguáResumo
A partir do crescimento do mercado e com o surgimento de novas empresas, levando ao aumento da competitividade, as empresas tendem a adotar estratégias para otimizar seus lucros, e assim focam nas necessidades de seus clientes, criando e agregando valor ao seu produto oferecido. Nesse sentido, o marketing traz ferramentas para que a organização consiga alcançar e ampliar a geração de valor para o cliente. O presente artigo propõe uma análise sobre a importância do marketing de relacionamento em uma empresa de logística do estado do Paraná que não possui indicadores de satisfação de cliente, através da metodologia estudo de caso e objetivando desenvolver a análise de indicador de satisfação dos clientes da empresa XX utilizando a ferramenta SERVQUAL. Os resultados mostraram que os clientes desta empresa possuem maiores necessidades nas dimensões de segurança e confiabilidade, dimensões essas que precisam de atenção, principalmente a de segurança, aonde o GAP obteve resultado negativo.
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