CINEMA E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Autores

  • Ana Claudia Sellmer
  • Bruna do Rocio Santos Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.33871/26747170.2018.1.1.3276

Palavras-chave:

Planejamento Estratégico. Cinema. Ensino Superior.

Resumo

O saber acadêmico deve ser resultado do diálogo da ciência com a prática profissional que concretiza o conhecimento do discente a partir de experiências vivenciais. Entre as múltiplas formas de possibilitar ao discente esta forma de aprendizado se destaca o uso do cinema. O cinema no campo educacional, já ocupa espaço na sala de aula como proposta educativa, método ou recurso pedagógico. Diante deste contexto e especificamente no que se concerne ao ensino superior, este estudo objetivou diagnosticar se o uso do Cinema na disciplina de Planejamento Estratégico na percepção do docente é uma ferramenta pedagógica que facilita o aprendizado. Realizou-se estudo exploratório descritivo, nos meses de maio e junho de 2012 por meio de questionário semiestruturado encaminhado por e-mail para docentes da disciplina em 165 instituições de cursos superiores de administração de empresas no Paraná. O estudo mostrou que o uso do cinema como ferramenta pedagógica era adotado pela totalidade dos entrevistados 4,8 vezes por ano. Significativa parcela dos entrevistados (n=19) destacaram que a atividade deve ser previamente explicada aos discentes para se atingir os resultados desejados. Os principais motivos na escolha de um filme era o teor da história revelada e a correlação do assunto visto com a prática empresarial, conclui-se que a aprendizagem lúdica facilita o ensino ao docente e favorece a aprendizagem do discente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANACLETO, A. O cinema como mí­dia educacional no Ensino Superior: uma ferramenta pedagógica no auxilio a docência. Anais... Congresso Internacional de Administração. Ponta Grossa. 8p. 2007.

ANACLETO, A.; MICHEL, S. A.; OTTO, J. Cinema e homevideo Entertainment: Um estudo de marketing sobre o mercado da magia e a magia do mercado. Anais... Congresso Internacional de Administração. Ponta Grossa. 7p. 2008.

ANSOFF, H.I. A Nova Estratégia Empresarial. São Paulo: Atlas, 1990.

CARMO, L. O cinema do feitiço contra o feiticeiro. Revista Ibero-americana de Educação. n. 32, v. 1, p. 71-94, 2003.

CARVALHO, A.V de; NASCIMENTO, L.P do. Gestão Estratégica de Pessoas. São Paulo: Qualitymark, 2007.

CARVALHO, R.I.B de. Universidade Midiatizada: o uso da televisão e do cinema na Educação Superior. Brasí­lia: Editora Senac-DF, 2007.

FERNANDEZ, A. A. A magia da imagem em movimento. Rev. Historia Viva, nº 1/2005. São Paulo, p. 12, 2005.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

GIL, A.C. Método e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1991.

HAIR, J. F., ANDERSON, R. E., TATHAM, R. L., BLACK, W. C. Análise multivariada de dados. Porto Alegre: Bookman, 2005.

JOLY, M.C.R.A; SILVEIRA, M.A. A Tecnologia e o Ensino Universitário: avaliando perspectivas educacionais. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.

LEAL, L. Desenvolvimento da cultura cinematográfica: novas tecnologias para educação de jovens e adultos. Anais... I Circuito de debates acadêmicos. IPEA. 20p. 2011.

LIMA, A. A. O uso do ví­deo como instrumento didático e educativo em sala de aula, um estudo de caso do CEFET-RN. (dissertação de mestrado) UFSC, Florianópolis, 2001.

KLAUS. V. Cinema & Educação: refletindo sobre cinema e educação. n.23, p.171-173. 2003. Disponí­vel em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n23/n23a13.pdf. Acesso em: 18/06/12

LOPES, M de S.; RAUEN, M.G. Qual o lugar da arte no currí­culo escolar. Revista Cientí­fica /FAP. Curitiba: FAP, v.4, np.230, 2006.

MALHOTRA, N. K. Introdução í pesquisa de marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2005. 428p.

MELO, C. T. V. O Documentário como Gênero Audiovisual. Anais... XXV Congresso Anual em Ciência da Comunicação. Salvador/BA. 17p.2002.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. São Paulo: Instituto Piaget. 177 p., 1995.

NAPOLITANO, M. Como usar o cinema na sala de aula. 4 ed. São Paulo: Contexto, 2010.

NASCIMENTO, J.C do. Cinema e Ensino de História: realidade escolar, propostas e práticas na sala de aula. Bahia, v.5, n.2, abril/maio/junho. 2008. Disponí­vel em: http://www.revistafenix.pro.br/PDF15/Artigo_05_%20ABRIL-MAIO-JUNHO_2008_Jairo_Carvalho_do_Nascimento.pdf. Acesso em: 20/10/11.

NETO, A. G. A arte fí­lmica e sua pedagogia. Rev. Existência e Arte. n.1, jan/dez. 2005.

NOGUEIRA, L. Manuais do Cinema II: gêneros cinematográficos. Labcom books, 2010. Disponí­vel em: http://www.livroslabcom.ubi.pt/pdfs/nogueira manual_II_generos_cinematograficos.pdf. Acesso em: 29/03/12.

Parâmetros Curriculares Nacionais. Introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasí­lia: MEC/SEF, 1997. 126p.

RASMUSSEM, U.W. Manual de Metodologia de Planejamento Estratégico: uma ferramenta cientí­fica da transição empresarial do presente para o futuro adotado para o âmbito operacional brasileiro. São Paulo: Aduaneiras, 1990.

SACRINI. M, O uso da televisão digital no contexto educativo. Rev. Educação Temática Digital. Campinas, v.7, n.1, p.31-44. 2005.

SCHVARZMAN, S. Ir ao cinema em São Paulo nos anos 20. Revista Brasileira de História. v. 25, São Paulo, nº 49, p. 153-174, 2005.

Downloads

Publicado

2018-11-30

Edição

Seção

Artigos