DANÇA-TEATRO & PERFORMANCE: ENTRELAÇANDO POÉTICAS E METODOLOGIAS PARA O ENSINO DA ARTE
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.1.3881Resumo
O presente trabalho analisa possíveis caminhos em direção a metodologias de ensino da arte inspiradas nas intersecções entre a performance e a dança-teatro. Quais as contribuições da dança-teatro e da performance para as pedagogias contemporâneas das artes da cena? Dos encontros e confrontos que esta indagação nos levou a trilhar, propõem-se algumas abordagens para a arte e educação no âmbito escolar a partir dos entrelaçamentos de aspectos relevantes para um ensino do teatro entre as fissuras da arte e da vida, acionadas por arquivos e repertórios culturais, numa perspectiva auto-etnográfica. Neste sentido, as inspirações metodológicas, aqui abordadas como desobedientes, procuram legitimar uma construção compartilhada de conhecimentos que redimensionam comportamentos normativos e marcadores sociais impostos aos corpos pelas narrativas hegemônicas no campo da pedagogia da performance.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 O Mosaico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.