EFEITOS DA MÚSICA E DA MUSICOTERAPIA NA PRESSÃO ARTERIAL: uma revisão de literatura

Autores

  • Diana da Silva Teixeira Santana UFG - Universidade Federal de Goiás
  • Claudia Regina de Oliveira Zanini Hospital de Clí­nicas da UFG
  • Ana Luiza Lima Sousa Hospital de Clí­nicas da UFG

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2014.5.1.261

Resumo

A música tem sido utilizada como elemento terapêutico no tratamento de diversas doenças. O presente trabalho investigou a utilização da música e da musicoterapia relacionados à pressão arterial. Realizou-se uma revisão sistemática, utilizando as bases de dados Lilacs, Medline, Scielo (Scientific Electronic Library Online) e BVS - Biblioteca Virtual em Saúde, tendo-se como descritores: Música e Saúde, Música e Hipertensão, Musicoterapia e Pressão Arterial, Música e Pressão Arterial e seus correlatos em inglês e espanhol. Foram incluí­dos 36 artigos. Os resultados apontam para respostas positivas às intervenções musicais/musicoterapêuticas, sendo que estas têm proporcionado melhora nos ní­veis de ansiedade, pressão arterial, dor, relaxamento, entre outros. Considera-se importante a publicação de pesquisas realizadas por musicoterapeutas em revistas indexadas para que possam gerar e divulgar os resultados consistentes destes profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diana da Silva Teixeira Santana, UFG - Universidade Federal de Goiás

Musicoterapeuta graduada pela Universidade Federal de Goiás. Coordenadora Externa do Projeto de
Extensão: Implementação da Musicoterapia na Liga de Hipertensão Arterial do Hospital de Clí­nicas da
UFG - Universidade Federal de Goiás.

Claudia Regina de Oliveira Zanini, Hospital de Clí­nicas da UFG

Doutora em Ciências da Saúde, Mestre em Música, Especialista em Musicoterapia em Educação Especial e em Saúde Mental pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Especialista em Gerontologia titulada pela SBGG. Bacharel em Piano (UFG) e em Administração de Empresas (PUC-GO). Professora do Curso de Musicoterapia e do PPG-Música da EMAC/UFG - Escola de Música e Artes Cênicas da, onde atua na linha de pesquisa "Música, Educação e Saúde", nos quais já atuou como coordenadora. Coordenadora do Projeto de Extensão: Implementação da Musicoterapia na Liga de Hipertensão Arterial do Hospital de Clí­nicas da UFG.

Ana Luiza Lima Sousa, Hospital de Clí­nicas da UFG

Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo - área de concentração epidemiologia, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás, graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás. Professora da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia das Doenças Cardiovasculares, atuando principalmente nos seguintes temas: hipertensão arterial, enfermagem, extensão universitária, hipertensão e multiprofissional. Atuação em Educação a Distância - tutoria e gestão. Coordenadora da Liga de Hipertensão Arterial do Hospital de Clí­nicas da UFG – Universidade Federal de Goiás.

Publicado

2014-11-06

Edição

Seção

Artigos