Conceitos, procedimentos e atitudes na formação inicial: propostas para o ensino da cidadania

Bruno Pasquarelli, Thais Benetti de Oliveira

Resumo


O estudo parte do pressuposto de que conceitos, procedimentos e atitudes sejam incluídos e concebidos como modalidades curriculares, sendo inseridos de maneira equitativa no planejamento e na ação docente. Isso porque cada modalidade curricular possui importância para a aquisição de uma aprendizagem integrada e articulada com temas específicos. Nesse ínterim, o objetivo central deste estudo é abordar a análise do conceito de cidadania a partir da aprendizagem das três modalidades curriculares, enfatizando sua importância nos processos de ensino no que tange ao planejamento, sistematização e proposição de abordagens pedagógicas. Para tanto, propõe-se que o ensino de conceitos, procedimentos e atitudes seja trabalhado de maneira equitativa na formação inicial, considerando aspectos de cidadania e de responsabilidade social, conjugando ações pedagógicas voltadas a um ensino integrado e que contemple outros objetivos além da memorização de dados.

Texto completo:

158-177

Referências


CALDERÓN, Adolfo Ignácio. Responsabilidade social universitária: Contribuições para o fortalecimento do debate no Brasil. Revista da Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior, 24(36), 8-22, 2006.

CARVALHO, José Murilo. Cidadania no Brasil: o Longo Caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

COLL, C.; VALLS, E. A Aprendizagem e o Ensino dos Procedimentos. In: COLL, C. Os Conteúdos na reforma – ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre. Artes Médicas, 2000.

COLL, César. Os Conteúdos na reforma – ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre. Artes Médicas, 2000.

MARSHALL, T.H. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.

PERRENOUD, P. Desenvolver competências ou ensinar saberes? A escola que prepara para a vida. Editora Penso. Porto Alegre, 2013.

POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o Ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5ed. São Paulo: Editora Artmed., 2009.

POZO, Juan Ignacio. A aprendizagem e o ensino de fatos e conceitos. Inn: COLL, César. Os Conteúdos na reforma – ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre. Artes Médicas, 2000.

SARABIA, B. A Aprendizagem e Ensino das Atitudes. In: COLL, C. Os Conteúdos na reforma – ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre. Artes Médicas, 2000.

SÍVERES, Luiz. O princípio da aprendizagem na extensão universitária. In SÍVERES, Luiz. A extensão universitária como um princípio de aprendizagem. Brasília: Liber Livro, p.19-36, 2013.

VALLAEYS, François. O que significa responsabilidade social universitária?. Revista da Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior, 24(36), 35-56, 2006.

VERCELLI, Lígia de Carvalho. Responsabilidade Social e Universidade: uma ação necessária. Eccos Revista Científica, vol.12, n.1, p.119-140, 2010.

ZABALA, A. Como trabalhar os conteúdos procedimentais em aula. 2 ed. Artmed, Porto Alegre., 1999.

ZABALA, A.; ARNAU, L. Como aprender e ensinar competências. Artmed, Porto Alegre, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.