Ensinando a ser menina e menino: brinquedos e relações de gênero

Autores

  • Aliandra Cristina Mesomo Lira Universidade Estadual do Centro-Oeste/Unicentro
  • Maristela Aparecida Nunes Universidade Estadual do Centro-Oeste/Unicentro

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2016.14.1.849

Resumo

O objetivo desse texto é problematizar a relação entre os brinquedos e as questões de gênero, refletindo sobre as implicações dos objetos lúdicos destinados a meninos e meninas na constituição de suas identidades. Parte-se da compreensão de que os artefatos culturais ligados ao entretenimento infantil atuam de forma extensiva e incisiva nas subjetividades infantis. Trata-se de um estudo bibliográfico, principalmente a partir dos escritos de Brougère (1995; 2004), Dornelles (2003/2004), Finco (2003; 2010) e Louro (1997), cujos textos nos levam a reconhecer os brinquedos como objetos sociais e associados à lógica do mercado. Considerando a materialidade dos brinquedos e sua divulgação por meio da mí­dia percebe-se que há determinações bastante precisas para meninas e meninos, atuando de forma perspicaz sobre as brincadeiras e a constituição do eu infantil.

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Biografia do Autor

Aliandra Cristina Mesomo Lira, Universidade Estadual do Centro-Oeste/Unicentro

Docente do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste/Unicentro, Guarapuava/PR; Doutora em Educação pela USP.

Maristela Aparecida Nunes, Universidade Estadual do Centro-Oeste/Unicentro

Mestranda em Educação – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste/ Unicentro/ Guarapuava-Pr.

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Publicado

2016-06-09