Os Focos da Aprendizagem para a Pesquisa e a escolha pela Pós- Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Autores

  • Etiane Ortiz Universidade Estadual de Londrina
  • Sergio de Mello Arruda Universidade Estadual de Londrina
  • Marinez Meneghello Passos Universidade Estadual de Londrina
  • Marcos Rodrigues da Silva Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2016.14.1.802

Resumo

Neste artigo apresentam-se os resultados de uma investigação a respeito da aprendizagem para a pesquisa de estudantes de um curso de pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática. A questão que norteou a pesquisa foi a seguinte: Por que você escolheu fazer um mestrado acadêmico? Para o desenvolvimento da investigação, foram realizadas microentrevistas e conversas pelo bate-papo do aplicativo Facebook com dez estudantes, que estavam regularmente matriculados em um mesmo curso de mestrado de uma universidade do estado do Paraná. Os relatos desses sujeitos foram transcritos e analisados, segundo os Focos da Aprendizagem para a Pesquisa (FAP), propostos por Teixeira, Passos e Arruda (2015). Por meio deste estudo, pode-se constatar que os pós-graduandos entrevistados foram motivados a cursar uma pós-graduação/mestrado, principalmente pelo fator "˜interesse' (Foco 1), sendo que esse interesse foi manifestado de diversas maneiras, entre elas: interesse em fazer parte de uma comunidade de pesquisa acadêmica, interesse por conhecer e/ou aprimorar mais determinado assunto, interesse em lecionar no ensino superior, melhorar a prática docente, melhorar a questão salarial, gosto por estudar e se aperfeiçoar profissionalmente. Evidências do conhecimento a respeito de metodologias de pesquisa (Foco 3), a participação em uma comunidade de pesquisa (Foco 5) e a construção de uma identidade de pesquisador (Foco 6), também foram observadas nos depoimentos, todavia com menos frequência que no Foco 1 (interesse).

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Biografia do Autor

Etiane Ortiz, Universidade Estadual de Londrina

Estudante de pós graduação - Doutorado - do programa Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina, Paraná.

Trabalho com a temática História e Filosofia da Ciências e Ensino de Ciências/Biologia.

Sergio de Mello Arruda, Universidade Estadual de Londrina

SERGIO DE MELLO ARRUDA é Bacharel em Fí­sica (USP, 1976), Mestre em Ensino de Ciências (USP, 1994) e Doutor em Educação (USP, 2001). Professor da Universidade Estadual de Londrina desde 1978. Atualmente é Pró-reitor de extensão da UEL. Docente do Departamento de Fí­sica. É lider do grupo de pesquisa EDUCIM, criado em 2002 [http://educimlondrina.blogspot.com.br/]. Linhas de pesquisa atuais: Relação com o saber; Formação de professores; Educação informal; Psicanálise e ensino de Ciências.

Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina

Marinez Meneghello Passos concluiu o primeiro mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina em 1989 e o segundo mestrado em Educação, também pela Universidade Estadual de Londrina no ano de 2004. Doutora em Educação para a Ciência, pela Faculdade de Ciência da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Unesp Bauru no ano de 2009. Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Londrina, atuando na graduação e no programa de pós-graduação em ensino de Ciências e Educação Matemática. Publicou diversos resultados de suas investigações e das pesquisas realizadas, conjuntamente, com os demais membros dos grupos de estudo e de pesquisa dos quais participa em anais de eventos e em artigos em periódicos. Possui dezenas de livros publicados e inúmeros itens de produção técnica. Participou e participa de eventos relativos í  sua área de pesquisa. Orientou diversos trabalhos de conclusão de curso na área de Educação, Ciências e Matemática. Participou e participa de diversos projetos na UEL, sendo coordenadora de alguns deles. No dias de hoje as temáticas centrais das investigações desenvolvidas são: análise qualitativa, formação de professores e espaços informais de aprendizagem. Em seu Currí­culo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção cientí­fica, tecnológica e artí­stico-cultural são: livro didático, ciências, ensino de ciências, matemática, ensino de matemática, formação de professores, periódicos e revistas das áreas de educação matemática e ensino de ciências, livro paradidático, experimentos, ensino e aprendizagem, ensino fundamental e jogos.

Marcos Rodrigues da Silva, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Filosofia pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994) , mestrado em Filosofia pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2003) . Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Filosofia , com ênfase em Epistemologia. Docente do departamento de Filosfia. Atua principalmente nos seguintes temas: empirismo, filosofia da ciência, realismo cientí­fico, inferência da melhor explicação, van fraassen e explicação cientí­fica.

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Publicado

2016-06-09