O estágio supervisionado segundo a visão de acadêmicos do curso de Ciências Biológicas

Autores

  • Marinez Meneghello Passos Universidade Estadual de Londrina – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM/UEL).
  • Virginia Iara de Andrade Maistro Universidade Estadual de Londrina (UEL) Departamento de Biologia Geral
  • Sergio de Mello Arruda Universidade Estadual de Londrina (UEL) Departamento de Fí­sica

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2016.14.2.794

Resumo

Neste artigo analisamos os discursos de acadêmicos de uma Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública do Paraná, buscando entender como eles lidaram com a questão de ser professor e como enfrentaram os desafios da prática docente. Procuramos também compreender as relações dos licenciandos com o conteúdo, com o ensino e com a aprendizagem durante a realização do estágio supervisionado. De uma população inicial de quinze estudantes, escolhemos cinco para o aprofundamento da análise. Aplicando um instrumento analí­tico denominado Matriz 3x3 (ARRUDA; LIMA; PASSOS, 2011), aos relatos dos estudantes sobre o estágio supervisionado, ficou evidente que eles estavam mais preocupados com os aspectos técnicos da gestão do ensino e com sua atuação na sala de aula, do que com a aprendizagem dos alunos. Os dados mostram que a prática da docência inicial possibilita aos acadêmicos múltiplas experiências, ameniza seus anseios, medos, angústias, preocupações, mas nem por isso modificam os seus propósitos de atuação na escola básica. Após a conclusão do estágio, a maioria dos acadêmicos pode até ver a docência com outros olhos, mas não ao ponto de desejar ser professor, principalmente da educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM/UEL).

Licenciada e Bacharel em Matemática
(UEL, 1982), Mestre em Matemática (UEL, 1989), Mestre em Educação (UEL, 2004) e
Doutora em Educação para a Ciência (UNESP, 2009). Atualmente é professora
associada da Universidade Estadual de Londrina, atuando na graduação e no programa
de pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Publicou diversos
resultados de suas investigações e das pesquisas realizadas, conjuntamente, com os
demais membros dos grupos de estudo e de pesquisa dos quais participa em anais de
eventos e em artigos em periódicos. Possui dezenas de livros publicados e inúmeros
itens de produção técnica. Participou e participa de eventos relativos í  sua área de
pesquisa. Orientou diversos trabalhos de conclusão de curso na área de Educação,
Ciências e Matemática. Participou e participa de diversos projetos na UEL, sendo
coordenadora de alguns deles. Nos dias de hoje as temáticas centrais das investigações
desenvolvidas são: análise qualitativa, formação de professores e espaços informais de
aprendizagem.

Referências

ANASTASIOU, L. G. C. Didática e ação docente: aspectos metodológicos na formação dos profissionais da educação. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino – ENDIPE – Conhecimento local e conhecimento universal: pesquisa didática e ação docente, 12, Curitiba, 2004. Anais... Curitiba: Champagnat, 2004. v. 4.

ARRUDA, S. de M.; BACCON, A. L. P. O professor como um "lugar": uma metáfora para a compreensão da atividade docente. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte, v. 9, n. 1, p. 1-20, 2007.

ARRUDA, S. de M; LIMA, J. P. C.; PASSOS, M. M. Um novo instrumento para a análise da ação do professor em sala de aula. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. São Paulo, v. 11, n. 2, p 139-160, 2011.

CHARLOT, B. Relação com o saber, formação dos professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.

CHEVALLARD, Y. La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique, 2005.

ECHEVERRíA, A. R.; OLIVEIRA, A. S. de; TAVARES, D. B.; SANTOS, J. D. A.; SILVA, K. R; MORAES, R. S. de. A pesquisa na formação inicial de professores de quí­mica: abordando o tema drogas no ensino médio. Quí­mica Nova na Escola, n. 24, p. 25-28, nov. 2006.

GAUTHIER, C.; MARTINEAU, S.; DESBIENS J.; MALO, A.; SIMARD, D. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 2 ed. Ijuí­: Ed. Unijuí­, 2006. (Coleção Fronteiras da Educação).

GHEDIN, E.; ALMEIDA, M. I; LEITE, Y. U. F. Formação de professores: caminhos e descaminhos da prática. Brasí­lia: Lí­ber Livro, 2008.

LARROUSSE. Grande Enciclopédia Larousse Cultural. São Paulo: Nova Cultural, 1998. p. 5.915.

LUCAS, L. B.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. de M. Axiologia e o processo de formação inicial de professores de biologia. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 18, p. 645-665, 2013.

MELLO, G. N. Formação inicial de professores para a educação básica; uma (re)visão radical. São Paulo em Perspectiva, v. 14, n. 1, p. 98-110, 2000.

MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. de L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.

SCHNETZLER, R. P. Necessidades formativas de professores. 2000. (Relatório de Pesquisa).

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

TRAVAGLIA, L. C. Um estudo textual-discursivo do verbo no português do Brasil. Tese de doutorado – Departamento de Linguí­stica do Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP. 1991.

Downloads

Publicado

2016-11-17