Sexualidade e gênero na escola: construindo atividades formativas na rede pública de ensino através do PIBID.

Juliana Rezende Torres, Raisa Carolina Carvalho Amaral, Ana Lucia Castro Oliveira, Iolanda Almeida Souza, Laura Alves Oliveira, Rodrigo Diego Cinto Martinez

Resumo


O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) vem se configurando como uma importante política pública para o fortalecimento da formação inicial e permanente de professores, articulando universidade e escola básica. Neste contexto o presente trabalho vem explicitar as ações formativas construídas e vividas no ano de 2014, em um subprojeto PIBID vinculado ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba, em parceria com a E. E. Professor Benedicto Leme Vieira Neto localizada na cidade de Salto de Pirapora - SP. A partir de uma pesquisa sociocultural deu-se início às atividades junto aos educandos do ensino médio, com o intuito de compreender as contradições e problemáticas vividas pela comunidade escolar. A partir dessa investigação e da demanda identificada pela escola – gravidez na adolescência – ocorreram desdobramentos para a abordagem de assuntos referentes às construções de sexualidade e gênero, com base nos procedimentos dos Momentos Pedagógicos. O processo de elaboração e desenvolvimento das ações formativas envolvendo docentes do ensino superior e básico, bem como licenciandas em processo de formação inicial constitui o foco dos resultados apresentados e discutidos. 


Palavras-chave


Sexualidade e Gênero, Gravidez na adolescência, Ensino de Ciências e Biologia, formação inicial e permanente

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Referências


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