Sexualidade e gênero na escola: construindo atividades formativas na rede pública de ensino através do PIBID.

Autores

  • Juliana Rezende Torres UFSCAR Sorocaba
  • Raisa Carolina Carvalho Amaral
  • Ana Lucia Castro Oliveira
  • Iolanda Almeida Souza
  • Laura Alves Oliveira
  • Rodrigo Diego Cinto Martinez

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2015.13.3.638

Palavras-chave:

Sexualidade e Gênero, Gravidez na adolescência, Ensino de Ciências e Biologia, formação inicial e permanente

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) vem se configurando como uma importante polí­tica pública para o fortalecimento da formação inicial e permanente de professores, articulando universidade e escola básica. Neste contexto o presente trabalho vem explicitar as ações formativas construí­das e vividas no ano de 2014, em um subprojeto PIBID vinculado ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba, em parceria com a E. E. Professor Benedicto Leme Vieira Neto localizada na cidade de Salto de Pirapora - SP. A partir de uma pesquisa sociocultural deu-se iní­cio às atividades junto aos educandos do ensino médio, com o intuito de compreender as contradições e problemáticas vividas pela comunidade escolar. A partir dessa investigação e da demanda identificada pela escola – gravidez na adolescência – ocorreram desdobramentos para a abordagem de assuntos referentes às construções de sexualidade e gênero, com base nos procedimentos dos Momentos Pedagógicos. O processo de elaboração e desenvolvimento das ações formativas envolvendo docentes do ensino superior e básico, bem como licenciandas em processo de formação inicial constitui o foco dos resultados apresentados e discutidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Rezende Torres, UFSCAR Sorocaba

Docente do Departamento de Ciências Humanas e Educação e do Programa de Pós-Graduação em educação da UFSCar Sorocaba

Raisa Carolina Carvalho Amaral

Licencianda em Ciências Biológicas UFSCar Sorocaba

Ana Lucia Castro Oliveira

Licencianda em Ciências Biológicas UFSCar Sorocaba

Iolanda Almeida Souza

Licencianda em Ciências Biológicas UFSCar Sorocaba

Laura Alves Oliveira

Licencianda em Ciências Biológicas UFSCar Sorocaba

Rodrigo Diego Cinto Martinez

Docente da E. E. Benedicto Leme Vieira Neto

Referências

BRASIL. SECRETARIA DA EDUCAÇíO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Pluralidade Cultural e Orientação Sexual. 2ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 1998. 164 p.

CARVALHO, F. A. de. Que saberes sobre sexualidade são esses que (não) dizemos dentro da escola? In: FIGUEIRÓ, M. N. D (Org.). Educação Sexual: em busca de mudanças. Londrina: UEL, 2009, p 1-6.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. P.; PERNAMBUCO, M. M. C. A. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

FREIRE, P. (1970). Pedagogia do Oprimido. 47ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

GOUVÊA SILVA, A. F. A Construção do Currí­culo na Perspectiva Popular Crí­tica: das falas significativas í s práticas contextualizadas. Tese (Doutorado em Educação). Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo, 2004.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós estruturalista. (9ª. ed.). Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

Downloads

Publicado

2016-03-22

Edição

Seção

Documentos