Tecnologia Assistiva nas salas de recursos multifuncionais

Autores

  • Eromi Izabel Hummel Universidade do Estado do Paraná - Campus Apucarana

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2016.14.1.493

Resumo

Para apoiar os sistemas de ensino na efetivação de uma polí­tica educacional inclusiva, tem sido implantadas nas escolas da rede regular de ensino, ambientes psicopedagógicos denominados salas de recursos multifuncionais (SRM). As salas são estruturadas com mobiliários e diferentes recursos de tecnologia assistiva (TA), com objetivo de possibilitar que alunos público-alvo da educação especial participem de forma mais efetiva no desenvolvimento da sua aprendizagem. O presente estudo tem por objetivo identificar quais recursos estão presentes nas SRM da rede municipal de educação, de uma cidade no interior do estado do Paraná. Para levantamento das informações adotou-se dois modelos de questionários TAE (Tecnologia Assistiva para Educação) e Questionário para Identificação de recursos tecnológicos SRM. Os resultados da pesquisa evidenciaram que nem todos os recursos indicados pelo programa de instalação das salas de recursos multifuncionais estão presentes nas escolas, assim como não houve uma preparação dos professores a respeito quanto à forma de utilização dos referidos recursos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eromi Izabel Hummel, Universidade do Estado do Paraná - Campus Apucarana

Pedagoga. Mestre e Doutora em Educação.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Programa de implantação de salas de recursos multifuncionais. Edital nº 01, de 26 de abril de 2007a.

______. Comitê de Ajudas Técnicas. CORDE. Ata da III Reunião do Comitê de Ajudas Técnicas, 2007b. Disponí­vel em: <http://portal.mj.gov.br/corde/cimite.asp>. Acesso em: 14 mai. 2015.

______. Decreto nº 3.273, de 6 de dezembro de 1999. Dispõe sobre a formação em ní­vel superior de professores para atuar na educação básica, e dá outras providências. Brasí­lia, 1999. Disponí­vel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D3276.htm>. Acesso em: 07 mai. 2015.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Manual de Orientação: Programa de Implantação de Sala de Recursos Multifuncionais. Brasí­lia, 2010.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Polí­tica Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasí­lia, 2008. Disponí­vel em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf>. Acesso em: 07 fev. 2015.

CARVALHO, D. Software em Lí­ngua Portuguesa/Libras com Tecnologia de Realidade Aumentada: ensinando palavras para alunos com surdez. 2011. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Filosofia e Ciências, Marí­lia, 2011.

FERRARI, E. F. Fomento ao uso de tecnologias assistivas por pessoas cegas e com deficiência visual na grande São Paulo. 2008. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Caetano do Sul, 2008.

GALVíO FILHO, T. A. Tecnologia assistiva para uma escola inclusiva: apropriação, demandas e perspectivas. 2009. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, Salvador, 2009.

HERCULIANI, C. E. Desenvolvimento de um software de autoria para alunos deficientes não-falantes nas atividades de contos e recontos de histórias. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Filosofia e Ciências, Marí­lia, 2007.

HUMMEL, E. I. A formação de professores para o uso da informática no processo de ensino e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais em classe comum. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2007.

______.; Formação de professores de salas de recursos multifuncionais para o uso de tecnologia assistiva. 2012. Tese. (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Filosofia e Ciências, Marí­lia, 2012.

IBIAPINA, I. M. L. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasí­lia: Lí­ber Livro, 2008.

MANZINI, E. J. Inclusão e Acessibilidade. Marí­lia: ABPEE, 2006.

______; MAIA S. R.; GASPARETO, M. E. R. F. Questionário T.A.E.: tecnologia assistiva para educação. Brasí­lia: Comitê de Ajudas Técnicas, 2008.

MAYER-JOHNSON, R. Boardmaker com Speaking Dynamically Pro. Versão 6. Software para aprendizagem e comunicação alternativa, com acessibilidade e geração de voz. Disponí­vel em: <http://www.mayer-johnson.com/>. Acesso em: 12 fev. 2015.

NUNES, L. R. d"™O. de P. Linguagem e Comunicação Alternativa: uma introdução. In: ______. (Org.). Favorecendo o desenvolvimento da comunicação em crianças e jovens com necessidades educativas especiais. Rio de Janeiro: Dunya, 2003. p. 1-14.

ROPOLI, E. A et al. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva. v. 1. Brasí­lia: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial; Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2010. (Coleção A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar).

SAMESHIMA, F. S. Capacitação de professores no contexto de sistemas de comunicação suplementar e alternativa. 2011. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Filosofia e Ciências, Marí­lia, 2011.

TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Vozes, 2007.

VERUSSA, E. Tecnologia assistiva para o ensino de alunos com deficiência: um estudo com professores do ensino fundamental. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Filosofia e Ciências, Marí­lia, 2009.

Downloads

Publicado

2016-06-09