Acessibilidade e inclusão de surdos na educação profissional e tecnológica nos Institutos Federais: revisão de literatura

Autores

  • Elisabete Marques Cardozo de Sousa
  • Elenice Monte Alvarenga Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí­ (IFPI) campus Cocal

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2021.19.3.154-169

Palavras-chave:

Educação Profissional, Inclusão de surdos, Educação Especial.

Resumo

A educação inclusiva ainda é um dos grandes desafios na atualidade, pois envolve não só os estudantes com necessidades educacionais especiais, mas também a escola, a famí­lia e a sociedade como um todo. A partir disso, elencou-se como objetivo geral analisar o processo de acessibilidade e de inclusão de surdos na Educação Profissional e Tecnológica nos Institutos Federais como um estudo de revisão de literatura. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica do tipo descritiva narrativa, cuja busca e seleção das obras ocorreu durante o mês de julho de 2021, utilizando-se os descritores "inclusão de surdos" , "educação profissional" , "surdez" , "institutos federais" e "educação especial" . A seleção foi realizada nas bases de dados do SciELO, Google Acadêmico e Repositórios de Instituições de Ensino Superior. Foram adotados como critérios de inclusão os trabalhos publicados nos últimos 5 anos, em lí­ngua portuguesa e relacionados ao tema. Como critérios de exclusão considerou-se obras de anos anteriores e que não abordassem o tema. A partir da análise dos trabalhos obtidos na busca, concluiu-se que as produções cientí­ficas demonstram o compromisso não apenas educacional, mas social, cultural, linguí­stico e polí­tico que a Libras, lí­ngua natural dos surdos, ocupa no seu modo de vida e nas condições de inserção do surdo, enquanto cidadãos no mundo do trabalho, especialmente em instituições relacionadas à Educação Profissional e Tecnológica.

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Biografia do Autor

Elisabete Marques Cardozo de Sousa

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional - ProfEPT, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí­ - IFPI, Campus de Parnaí­ba.

Elenice Monte Alvarenga, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí­ (IFPI) campus Cocal

Bacharela e Licenciada em Ciências Biológicas (2009) e Mestra em Biologia Celular e Estrutural (2011) pela Universidade Estadual de Campinas. Doutora em Biotecnologia (2017) pela Universidade Federal do Piauí­, também possui formação acadêmica (Especialização) em Gerenciamento de Recursos Ambientais (2013). É docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí­ (IFPI), onde leciona nos cursos técnicos e de graduação. Também leciona e orienta nos cursos de pós-graduação lato sensu ofertados pela instituição, além do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). Possui experiência de pesquisa nas áreas de Biologia Celular, Farmacologia e Biotecnologia, além de temáticas relativas ao Ensino de Ciências.

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Publicado

2021-12-23