Formação docente e a utilização de metodologias ativas: uma análise de teses e dissertações

Renata Godinho Soares, Patricia Becker Engers, Jaqueline Copetti

Resumo


O objetivo do presente estudo foi analisar as teses e dissertações dos primeiros dez anos da Associação Ampla do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, a fim de identificar quais abordam os temas formação docente e metodologias ativas, por meio de intervenções metodológicas voltadas ao âmbito do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada a partir da análise documental. Foram elencadas nesta revisão, nove estudos do PPGECQVS, sendo sete teses de doutorado e duas dissertações de mestrado. Levou-se em consideração para análise dos dados, documentos que contemplassem a formação docente em forma de intervenções metodológicas e utilizassem como método algum tipo de metodologia ativa, descrita claramente em seu desenvolvimento. Quanto às metodologias ativas utilizadas nos estudos, encontrou-se: a Metodologia da Problematização com o arco de Maguerez (04), Aprendizagem Baseada em Projetos (03), Resolução de problemas (01) e Os três Momentos Pedagógicos (01). De modo geral, foi possível perceber que nos trabalhos analisados, houve uma boa aceitação dos docentes em participar das intervenções, bem como, a motivação para aplicar os conhecimentos construídos em seu contexto escolar. Acredita-se que este trabalho possa servir como fundamentação teórica para outros estudos que envolvam a formação de professores e/ou metodologias ativas.

Palavras-chave


Educação básica, formação de professores, metodologias de ensino.

Texto completo:

105-121

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