Formação e profissionalização de professores: a identidade profissional em questão

Autores

  • Reginaldo de Lima Oliveira Receita Federal do Brasil
  • Josimar de Aparecido Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do sul (IFRS) - Campus Sertão
  • Cibele Savi Stelmach Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - Campus Curitiba

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2019.17.2.2472

Resumo

A trí­ade conceitual de profissionalidade, profissionalismo e profissionalização são aspectos imprescindí­veis a serem pontuados na consolidação da identidade docente. Neste ensaio esses princí­pios são analisados de forma articulada com a realidade atual, contando com apoio de revisão bibliográfica de escritos dos anos noventa até o momento atual. Constituí­do numa abordagem qualitativa, buscou-se compreender a identidade profissional dos professores tendo como parâmetros aspectos da realidade educacional contemporânea. Por se tratar de tema extenso, a produção encontra-se organizada de modo que apresenta conceitos da trí­ade profissionalidade, profissionalismo e profissionalização, aspectos da realidade atual da profissão docente e alternativas de ação para a constituição da identidade profissional dos professores. Esses pontos, apresentados de formainterligada e interdependente, indicam que as dificuldades que são impostas por polí­ticas públicas, formuladas não raro com intuitos de controle e retirada da autonomia do professor, produzem impactos diretos em sua profissionalização. Noutra direção, propostas de reversão de imagem da identidade docente poderão ser construí­das a partir da interação dos problemas da educação junto à comunidade escolar, reforçando aspectos de profissionalismo, articulando ações com respaldo externo, possibilitando assim levar a realidade da escola e da educação para além dos seus muros da escola.

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Biografia do Autor

Reginaldo de Lima Oliveira, Receita Federal do Brasil

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT (IFPR), possui graduação em Análise de Sistemas pela Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná (2002). Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil, atua e possui experiência na área de Tecnologia de Informação.

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do sul (IFRS) - Campus Sertão

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1986), especialização em Supervisão Escolar pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1988), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2000) e Doutorado em Educação pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2011). Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em didática e organização pedagógica do ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, práticas pedagógicas, educação profissional, educação superior e educação do campo.

Cibele Savi Stelmach, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - Campus Curitiba

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, graduada em Biologia pela Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná (2000), no Curso Técnico em Massoterapia pela Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná ET-UFPR (2008), Especialista em Farmacologia pelo Centro Universitário Filadélfia - UniFil (2011). Docente do Curso Técnico em Massoterapia e do Curso Superior de Tecnologia em Massoterapia do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR, Campus Curitiba.. Possui experiência e atua na área de educação, nos temas de educação em saúde, educação profissional e tecnológica e ensino.

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Publicado

2019-08-19