Ensino & aprendizagem na cibercultura: alcances e dilemas na formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2018.16.3.1829

Palavras-chave:

Ensino-Aprendizagem. Juventude. Cibercultura. Pós-Modernidade

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral analisar o processo de ensino e aprendizagem no contexto da cibercultura, formadora de uma nova subjetividade coadunada a pós-modernidade, expressa pela juventude contemporânea. A juventude atrelada à cultura digital apresenta expectativas e saberes diferenciados das gerações anteriores em relação ao processo educacional. Para a realização do presente estudo, de cunho qualitativo, serão estabelecidas interlocuções com a psicologia, a comunicação, a sociologia e a história, a exemplo, perscrutando as novas relações educacionais frente ao horizonte de possibilidades do devir. Tratamos aqui, de repensar o processo ensino-aprendizagem sob a égide das mudanças paradigmáticas postuladas pela cibercultura, conferindo novos sentidos, reconfigurando espaços e, também, reagindo à liquidez da pós-modernidade em prol de uma educação não apenas consonante às tecnologias, mas também humanista e aberta à complexidade e diversidade dos “meios e mensagens” que a contemporaneidade nos traz.

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Biografia do Autor

Patrícia Marcondes de Barros, Doutora em História (UNESP). Pós-Doutora em Educação (Universidade Católica de Santos).

Professora Colaboradora do Departamento de História na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR - Paranaguá). Pós-doutoranda em Literatura Comparada (UFPEL- PNPD/CAPES). Possui pós-doutorado na área da Educação (Formação Docente, PNPD/CAPES). Doutora em História e Sociedade (Identidades Culturais, Etnicidades, Migrações) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP, 2007), com trabalho sobre a imprensa alternativa de cunho underground, proliferada nos anos de ditadura militar. Mestre em História e Sociedade (Polí­tica: Ações e Representações), pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/FAPESP, 2002) com trabalho sobre a imprensa alternativa no Brasil, tendo como eixo norteador, as obras do jornalista e escritor Luiz Carlos Maciel. Especialista em História Social, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL,2000), com trabalho monográfico sobre identidade nacional e Tropicalismo. É autora do livro "Panis et Circenses": a ideia de nacionalidade no Movimento Tropicalista (EDUEL, 2000) e organizadora do livro "Sol da Liberdade" (Editora Vieira & Lent, 2014) de autoria do jornalista, roteirista de TV e filósofo, Luiz Carlos Maciel. Participa atualmente dos seguintes grupos de pesquisa:Laboratório de estudos e pesquisas em história, moda e cultura (Departamento de História, Universidade Estadual de Maringá), Juventude e Sociedade (Departamento de Antropologia, Universidade Estadual de Londrina), ECOS - Estudos Contemporâneos de Mí­dia e Cultura (Departamento de Comunicação Social, Universidade Estadual do Centro Oeste) e Estudos do Autoritarismo (Departamento de História, Universidade Estadual de Londrina). Suas pesquisas abarcam atualmente a Literatura Marginal dos anos 70, a Imprensa Alternativa, a Contracultura no Brasil, o Ensino de História e a Formação Docente na contemporaneidade. É membro do Comitê Cientí­fico Permanente da Comunidad Internacional de Educación y Aprendizaje (Madrid-Espanha).

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Publicado

2018-06-26