Ensino & aprendizagem na cibercultura: alcances e dilemas na formação docente

Patrícia Marcondes de Barros

Resumo


BAUDRILLARD, J. Simulacros e Simulações. Lisboa, Antropos, 1981.

_______________,J. A sombra das maiorias silenciosas: o fim do social e o surgimento das massas. São Paulo, Brasiliense, 1985.

BELL, D. The Cultural Contradictions Of Capitalism. EUA, Basic Books, 2008.

BOLESINA,I;GERVASONI,T.A.Internet, Cibercultura e pós-modernidade: primeiros nós de uma nova rede contextual. Anais do 3o Congresso Internacional de Direito e Contemporaneidade: mídias e direitos da sociedade em rede. Santa Maria, 27 a 29 de maio de 2015. http://www.ufsm.br/congressodireito/anais (Acesso em 21/08/2017)

FAVA, R. Educação 3.0: como ensinar estudantes com culturas tão diferentes. 2 ed. Cuiabá: Carlini e Caniato Editorial, 2012.

FÁVERO SOBRINHO, A. O aluno não é mais aquele! E agora, professor? A transfiguração histórica dos sujeitos da educação. Anais do I Seminário Nacional: Currículo em movimento – Perspectivas Atuais. Belo Horizonte, novembro de 2010.

FUKUYAMA, FUKUYAMA, F. O fim da História e o último homem. Rio de Janeiro: Rocco, 1992.

GIROUX, H. Jovens, diferença e educação pós-moderna. In: Castells M, Flecha R, Freire P, Giroux H, Macedo M, Willis P. Novas perspectivas críticas em educação. Porto Alegre (RS): Artes Médicas; 1996. p.63-85.

LEVY, Pierre. O que é o virtual. São Paulo: Ed. 34, 1996.

 __________. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

LOIOLA,R. Geração Y. São Paulo, 2010.

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu/0,,EDG87165-7943-219,00-GERACAO+Y.html (Acesso em 21/08/2017).

LYOTARD, J.F. O Pós-Moderno. 4. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1993.

MACLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensão do homem (understanding media:The Extensions of Man). Editora Cultrix, São Paulo, 2006.

MENDES ANDRÉ, C. O lugar do professor na pós-modernidade. Educação em Revista, Marília, v.9, n.2, p.37-50, jul.-dez. 2008.

NETO, E.S; FRANCO, E.S. Os professores e os desafios pedagógicos diante das novas gerações: considerações sobre o presente e o futuro. Revista de Educação do COGEIME – Ano 19 – n.36 – janeiro/junho 2010.

SANTAELLA, L. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulos, 2003.

 


Palavras-chave


Ensino-Aprendizagem. Juventude. Cibercultura. Pós-Modernidade

Referências


BAUDRILLARD, J. Simulacros e Simulações. Lisboa, Antropos, 1981.

_______________,J. A sombra das maiorias silenciosas: o fim do social e o surgimento das massas. São Paulo, Brasiliense, 1985.

BELL, D. The Cultural Contradictions Of Capitalism. EUA, Basic Books, 2008.

BOLESINA,I;GERVASONI,T.A.Internet, Cibercultura e pós-modernidade: primeiros nós de uma nova rede contextual. Anais do 3o Congresso Internacional de Direito e Contemporaneidade: mídias e direitos da sociedade em rede. Santa Maria, 27 a 29 de maio de 2015. http://www.ufsm.br/congressodireito/anais (Acesso em 21/08/2017)

FAVA, R. Educação 3.0: como ensinar estudantes com culturas tão diferentes. 2 ed. Cuiabá: Carlini e Caniato Editorial, 2012.

FÁVERO SOBRINHO, A. O aluno não é mais aquele! E agora, professor? A transfiguração histórica dos sujeitos da educação. Anais do I Seminário Nacional: Currículo em movimento – Perspectivas Atuais. Belo Horizonte, novembro de 2010.

FUKUYAMA, FUKUYAMA, F. O fim da História e o último homem. Rio de Janeiro: Rocco, 1992.

GIROUX, H. Jovens, diferença e educação pós-moderna. In: Castells M, Flecha R, Freire P, Giroux H, Macedo M, Willis P. Novas perspectivas críticas em educação. Porto Alegre (RS): Artes Médicas; 1996. p.63-85.

LEVY, Pierre. O que é o virtual. São Paulo: Ed. 34, 1996.

__________. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

LOIOLA,R. Geração Y. São Paulo, 2010.

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu/0,,EDG87165-7943-219,00-GERACAO+Y.html (Acesso em 21/08/2017).

LYOTARD, J.F. O Pós-Moderno. 4. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1993.

MACLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensão do homem (understanding media:The Extensions of Man). Editora Cultrix, São Paulo, 2006.

MENDES ANDRÉ, C. O lugar do professor na pós-modernidade. Educação em Revista, Marília, v.9, n.2, p.37-50, jul.-dez. 2008.

NETO, E.S; FRANCO, E.S. Os professores e os desafios pedagógicos diante das novas gerações: considerações sobre o presente e o futuro. Revista de Educação do COGEIME – Ano 19 – n.36 – janeiro/junho 2010.

SANTAELLA, L. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulos, 2003.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.