Pedagogia Social e Educação Social: Análises das convergências e divergências teóricas dessas áreas no Brasil

Autores

  • Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2017.15.2.1645

Resumo

As áreas da Pedagogia Social e da Educação Social são recentes no campo acadêmico no Brasil. As práxis educativas dos movimentos sociais, do Terceiro Setor e das Organizações Não Governamentais incorporam os princí­pios teórico metodológicos em seus trabalhos cotidianos há muitas décadas. Entretanto, nas universidades, o debate sobre essas áreas está em construção. A perspectiva libertária de Paulo Freire e a Educação Popular são considerados os referenciais teóricos fundantes desses dois campos e a principal convergência entre elas. O objetivo deste trabalho é discutir as convergências e divergências teóricas dessas áreas no Brasil. A metodologia foi a revisão de literatura de produções acadêmicas do perí­odo de 2000 a 2016 que discutem essas temáticas. Como resultados, observa-se que, nas últimas décadas no Brasil, existe um processo gradual de ampliação dos grupos de estudos, das produções acadêmicas, dos livros, dos artigos, das dissertações e de teses que discutem esses conceitos. Todavia, existem tensões e princí­pios teóricos divergentes em relação a formação dos educadores sociais no Brasil. Conclui-se que são necessários estudos sobre as convergências e divergências teóricas desses campos para que sejam traçadas polí­ticas públicas consistentes para formação de educadores que atuam e os que desejam atuar em diferentes contextos.

PALAVRAS CHAVE: Pedagogia Social, Educação Social, Formação de educadores

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula, Universidade Estadual de Maringá

Formada em Pedagogia pela UNICAMP, mestre em Educaçao pela USP, Doutora em Educação pela UFBA e Docente do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringa e do Programa de Pós Graduacao em Educacao - UEM PR

Referências

DIAZ, Andres Soriano. Uma aproximação a Pedagogia – Educação Social. Revista Lusofona de Educação. 2006, 7, 91-104

GADOTTI, Moacir. Educação popular, educação social, educação comunitária Conceitos e práticas diversas, cimentadas por uma causa comum. Anais do Congresso Internacional de Pedagogia Social, Julho. 2012,p. 1-36 Disponivel em http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=MSC0000000092012000200013&script=sci_arttext. Acesso em 04 de fevereiro de 2017.

GARRIDO, Noemia de Carvalho; SILVA, Odair Marques; MATOS, Izalto J. C; SANTIAGO, Gabriel Lomba (orgs). Desafios e perspectivas da Educação Social: um mosaico em construção. São Paulo: Expressão e Arte Editora, 2010

GRACIANI, Maria Stela. Pedagogia Social de Rua. São Paulo, Cortez Editora, 1977

GRACIANI, Maria Stela. Pedagogia Social. São Paulo, Cortez Editora, 2014

GOHN, Maria da Gloria. Educação não formal e cultura polí­tica: impactos do associativismo no Terceiro Setor. São Paulo: Cortez, 1999

GOHN, Maria Gloria. Educação Não Formal e o Educador Social: atuação no desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo: Cortez, 2010

LEIRO, Augusto Cezar; MORAES, Candida A., SANTOS, Vanessa Ribeiro. Educação Popular e Pedagogia Social: Diálogo singular e experiência plural. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 24, n. 43, p. 171-182, jan./jun. 2015 Disponivel em https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1323. Acesso em 03 de fevereiro de 2017

LIBERALESSO, Rita de Cacia Borges; GRABAUSKA, Clailton José. Educação Popular e Educação Social de Rua: Construindo aproximações. Revista Educação Especial, n 23, 2004,p1-4. Disponivel em https://periodicos.ufsm.br/Educaçãoespecial/article/view/4999. Acesso em 02 de fevereiro de 2017

LÜDKE, Menga, ANDRÉ, Marli E. D. A.. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986

SOUZA NETO, João Clemente; SILVA, Roberto; MOURA, ROGERIO (orgs). Pedagogia Social. São Paulo: Expressão e Arte Editora, 2009

MULLER, Veronica R. Reflexões de quem navega na Educação Social. Maringá: Clichetec, 2002

OTTO, Hans Uwe. Origens da Pedagogia Social. . In: SOUZA NETO, João Clemente; SILVA, Roberto; MOURA, ROGERIO. Pedagogia Social. São Paulo: Expressão e Arte Editora, 2009, pg. 23-42

PAIVA, Jacyara Silva de . Caminhos do educador social no Brasil. São Paulo, Paco Livros, 2015

PAULA, Ercilia Maria Angeli T. . Educação Popular, Educação Não Formal e Pedagogia Social: Análise de conceitos e implicações para a educação brasileira e formação de professores. In: IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE e III Encontro de Psicopedagogia, Curitiba. Anais do Congresso Nacional de Educação, 2009. EDUCERE, p. 6133-6146. Disponí­vel em http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2103_1034.pdf. Acesso em 05 de fevereiro de 2017

PETRUS, Antonio (coordenador). Pedagogia Social. Barcelona, Ed. Ariel, 1997

PINEL, Hiran, CODOLETE, Paulo Roque, PAIVA, Jacyara S. Pedagogia Social – definições, formação, espaços de trabalho, grandes nomes e epistemologias. Revista Eletrônica Conhecimento em Destaque Serra, ES, v. 01, n. 02, jul./dez. 2012, p.1-28. Disponivel em soufabra.com.br/revista/index.php/cedfabra/article/view/. Acesso em 05 de fevereiro de 2017

RIBAS MACHADO, Erico. As relações entre a pedagogia social e a educação popular no Brasil. Anais Congr. Intern. Pedagogia Social July. 2012 p. 1-18, Disponivel em http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=MSC0000000092012000100024&script=sci_arttext. Acesso em 05 de fevereiro de 2017

RIBEIRO, Marlene.Exclusão e educação social: Conceitos em superfí­cie e fundo. Cadernos Cedes. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 27, n. 94, p. 155-178, jan./abr. 2006. Disponí­vel http://www.scielo.br/pdf/es/v27n94/a09v27n94.pdf. Acesso em 03 de feveiro de 2017

SANTOS, Karine; PAULA, Ercilia Maria Angeli T. A teoria de Paulo Freire como fundamento da Pedagogia Social. Interfaces Cientí­ficas, Educação, Aracaju, V.3, N.1, p.33-44,Out.2014.Disponivel em https://periodicos.set.edu.br/index.php/educação/article/view/1629/978. Acesso em 03 de fevereiro de 2017

SILVA, Scheila Aguida, SILVA, Roberto, LOPES, Roseli Esquerdo. O direito a educação sob a perspectiva da Pedagogia Social. Congr. Intern. Pedagogia Social July. 2012, p. 1-14. Disponivel em http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=MSC0000000092012000200032&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em 03 de janeiro de 2017

SILVA, Roberto; SOUZA NETO, João C; MOURA, Rogério, MACHADO, Evelcy; CARO (orgs). Pedagogia Social: Contribuições para uma Teoria Geral da Educação Social. São Paulo: Expressão e Arte, 2011

SOUZA, Cleia R, T, PAULA, Ercilia M.A.T. A educação de jovens e adultos: Relações com a Educação Popular e Educação Social. In: CAMORS, Jorge et al( org). Pedagogia Social y Educacional Social: Reflexiones sobre las practicas educativas em Brasil y Uruguai. Facultad de Humanidades y Ciencias de La Educacion, Universidade de La Republica, 2016, -. 135-147

TAVARES, Andrezza Maria Batista do Nascimento; SANTOS, Fábio Alexandre Araújo dos .Educação Social, Pedagogia Social e Espaços Não Escolares: horizontes conceituais necessários para o acolhimento de sujeitos em risco na perspectiva do desenvolvimento humano. Anais do Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica. CEFET, MG. 2010, p. 1-19. Disponí­vel em http://www.senept.cefetmg.br/galerias/Anais_2010/Artigos/GT8/EDUCAÇíO_SOCIAL.pdf. Acesso em 02 de fevereiro de 2017

VOLPINI, Carolina V; MULLER, Veronica R, ; NATALI, Paula M. Educacão Social e infância: atuacão e formacão profissional no projeto "Brincadeiras com meninos e meninas de e na rua". Revista Motrivivência v. 27, n. 46, p. 203-213, dezembro/2015, Disponí­vel em https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2015v27n46p203. Acesso em 02 de fevereiro de 2017

VON SIMSON, Olga R.M. (org) Educação Não Formal: Cenários de Criação. Campinas: São Paulo. Editora da UNICAMP/ Centro de Memória, 2001

Downloads

Publicado

2017-07-12