Reflexões sobre os diferentes momentos de formação de professores de Ciências: influências para a construção de identidades docentes

Autores

  • André Luis Oliveira Universidade Estadual de Maringá-UEM

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2017.15.4.1364

Resumo

A construção de identidades docentes é um processo complexo e, por isso, se desenvolve ao longo de toda a vida do professor em diferentes contextos e condições que influenciaram e influenciam tanto a sua compreensão como a realização de seu trabalho. Assim, considerar a construção de identidades docentes de professores de Ciências supõe um olhar crí­tico sobre a seguinte questão: como se deu a formação inicial e continuada desses professores para trabalhar com esta disciplina? Optamos, então, por apresentar neste artigo, discursos de acadêmicos bolsistas (professores em formação inicial) e de professores da rede pública estadual de educação (em formação continuada) participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) de uma Universidade Pública do Estado do Paraná sobre os diferentes momentos de sua formação e a influência destes para a construção de identidades docentes. Tendo em vista os diferentes discursos apresentados sobre o ensino de Ciências em diferentes momentos de formação dos colaboradores da pesquisa, acreditamos que o desenvolvimento de atitudes de reflexão sobre a própria formação, é fundamental para a construção de identidades docentes. A experiência desta pesquisa, sobretudo no decorrer das etapas de constituição e análise dos dados, foi um perí­odo muito fértil, pois partilhamos de possibilidades e conhecimentos vivenciados pelos colaboradores da pesquisa em três momentos importantes da construção de identidades profissionais docentes: formações escolares, profissionais e prática pedagógica.

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Biografia do Autor

André Luis Oliveira, Universidade Estadual de Maringá-UEM

Departamento de Biologia, área de Ensino.

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Publicado

2017-08-09