O blog como instrumento de auxílio ao ensino.

Silvio Luiz Rutz da Silva, Edenilson Orkiel

Resumo


Neste trabalho descrevemos a potencialidade de se construir e utilizar um blog sendo que a ideia central se situa em torno da utilização de blogs para auxiliar no ensino, dando enfoque nas vantagens, desvantagens e possibilidades que se abrem quando o professor adota uma nova postura perante as tecnologias de informação e comunicação e passa a refletir e criar estratégias de ensino adequadas à realidade existente atualmente. Podemos pressupor que o uso do blog, por seu caráter interativo e dinâmico, possibilita a inserção de múltiplos recursos, como vídeos, imagens, hipertextos, representa uma alternativa de recurso didático ao professor que pretende ampliar sua prática docente além dos limites que encontra. Isso pode ser válido também para outras tecnologias de informação, que, de igual modo, favorecem a abordagem da ciência como atividade de caráter investigativo e de contextualização da produção do conhecimento no espaço e no tempo.

Texto completo:

190-201

Referências


BARBOSA, E; GRANADO, A. Weblogs, Diário de Bordo. Porto Editora, 2004.

GUTIERREZ, S. O Fenômeno dos Weblogs: as possibilidades trazidas por uma Tecnologia de publicação na Internet. Informática na Educação: teoria e prática. Porto Alegre, v. 6, n. 1, p. 87-100, jan/jun, 2003.

GUTIERREZ, S. Weblogs e Educação: contribuição para a construção de uma teoria. Novas Tecnologias na Educação. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Brasil, 2004. Disponível em: . Acesso em: 01 set. 2016.

HALMANN, A. L. Comunicação e formação em mídias digitais: novas práticas sociais na formação de professores de ciências. Rev. Estud. Comun., Curitiba, v. 8, n. 16, p. 165-171, maio/ago. 2007. Disponível em: . Acesso em: 01 set. 2016.

INFOENEM. Os 10 melhores sites e blogs de Física do Brasil. Portal InfoEnem, 09 de fev. de 2012. Disponível em: . Acesso em: 01 set. 2016.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: O novo ritmo da informação. 2ª ed. 2007.

MAIA, F.; MENDONÇA, L.; STRUCHINER, M. Blogs e Ensino de Ciências: Um estudo exploratório. VI ENPEC, Florianópolis, 2007. Disponível em: . Acesso em: 01 set. 2016.

MARTINHO, T.; POMBO, L. Potencialidades das TIC no ensino das Ciências Naturais: um estudo de caso. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciências, n. v. 8, n. 2, 2009, p. 527-538.

MORESCO, S. F. S. e BEHAR, P. A. Blogs para a aprendizagem de Física e Química. Revista Novas Tecnologias na Educação - Renote. Porto Alegre: CINTEDUFRGS, Vol. 4, Nº 2, Julho/2006. Disponível em: . Acesso em: 01 set. 2016.

ORKIEL, E. O uso de tecnologias de informação e comunicação no ensino de movimentos em duas dimensões. Lançamento de foguetes. 2016. 200f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2016.

PADILHA, M. A. S.; CAVALCANTE, P. S. Inovações tecnológicas e pedagógicas em educação: entraves para uma prática de pesquisa digital. XII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino – ENDIPE, Curitiba, 2004.

PADILHA, M. A. S.; CAVALCANTE, P. S.; ABRANCHES, S. P. Tecnologia da informação e comunicação na educação: mídias e modelos de ensino. Cadernos de educação e tecnologias. Grupo de estudos em novas tecnologias e educação – GENTE/UFPE, 2009.

ZICKUHR, K. Generations 2010. Pew Research Center Internet, Science & Tech., Pew Research Center, Washington, D.C., 12/16/2010, 29p. Disponível em: . Acesso em: 01 set. 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.