A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA NO ESTADO DO PARANÁ

MICHEL CORCI BATISTA

Resumo


Este trabalho apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de doutorado que objetivou por meio da pesquisa qualitativa realizar um estudo exploratório acerca das características e dos fundamentos que norteiam a formação do pedagogo para o ensino de astronomia em oito instituições de ensino paranaense, seis cursos de graduação oferecidos por instituições públicas de ensino superior, dois cursos de graduação oferecidos por instituições privadas e um curso de formação de docentes em nível médio, também ofertado por uma instituição pública. O material de análise para a investigação consistiu em ementas e programas detalhados das disciplinas Metodologia de Ensino de Ciências (MEC). Verificou-se que os programas acentuam os aspectos metodológicos em detrimento dos conteúdos específicos de Ciências Naturais havendo, em alguns casos, dissociação da prática de ensino no contexto da disciplina MEC. 


Texto completo:

PDF

Referências


BOGDAN, R.C.; BIKLEN, S.K. Dados Qualitativos. In BOGDAN, R.C.; BIKLEN, S.K. Investigação qualitativa em educação - uma introdução à teorias e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994. P.147- 202.

BONANDO, P.A. Ensino de Ciências nas séries iniciais do 1o grau – descrição e análise de um programa de ensino e assessoria ao professor. UFSCar, 1994. 147p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Curso de Pós - graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos.

BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRETONES, P. S. Disciplinas introdutórias e Astronomia nos cursos superiores do Brasil. 1999. 187p. Dissertação, [Mestrado em Educação]. Campinas, Instituto de Geociências, UNICAMP, 1999.

BRETONES, P. S.; MEGID NETO, J. Tendências de Teses e Dissertações sobre Educação em Astronomia no Brasil. Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira, v. 24, n. 2, p. 35-43, 2005.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2007.

DUCATTI-SILVA, K.C.; A formação no curso de Pedagogia para o ensino de ciências nas séries iniciais. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Marília, SP. 2005.

GATTI, B. A; NUNES, M. M. R. Formação de Professores para o Ensino Fundamental: instituições formadoras e seus currículos. São Paulo: Fundação Carlos Chagas (Relatório final: Pedagogia), 2008.

IACHEL, G. Os caminhos da formação de professores e da pesquisa em ensino de astronomia. Unesp, 2013.203p. Tese (Doutorado). Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, Bauru.

LANGHI, R. Ideias de senso comum em Astronomia. In: Observatórios Virtuais. São Paulo: IAG/USP, v.CDROM, p. 1-9, 2005.

______. Aprendendo a ler o céu: pequeno guia prático para a astronomia observacional. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2011.

LANGHI, R.; NARDI, R. Dificuldades interpretadas nos discursos de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em relação ao ensino da Astronomia. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia - RELEA, Limeira, n.2, p.75-92, 2005.

______. À procura de um programa de Educação continuada em Astronomia adequado para professores dos anos iniciais do ensino fundamental, In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, XI, Curitiba/PR, 2008, Atas..., São Paulo: SBF, 2008. .

______. Educação em Astronomia: Repensando a formação de professores, São Paulo: Escrituras Editora, (Educação para a Ciência, 11), 2012.

LEITE. C. Os Professores de Ciências e suas Formas de Pensar Astronomia. 2002. Dissertação Mestrado. Universidade de São Paulo (USP), São Paulo.

LONGHINI, M. D. Será o Cruzeiro do Sul uma cruz? Física na Escola. V.10, n.1, p.26-29, 2009.

______. O conhecimento do conteúdo científico e a formação do professor das séries iniciais do ensino fundamental. Investigações em Ensino de Ciências – V.13, n.2, p.241-253, 2008.

LONGHINI, M. D.; MORA, I. M. Astronomia de fatos ou de relações? Um estudo com professores de Física em formação, In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, XII, Águas de Lindóia/SP, 2010, Atas..., São Paulo: SBF, 2010. .

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MEES, A. A. Astronomia: Motivação para o Ensino de Física na 8ª Série. 2004. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre.

MINAYO, M.C. de S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 22ª ed. Rio de Janeiro, Vozes, 2003.

OVIGLI, D. F. B.; BERTUCCI, M. C. S. A formação para o ensino de Ciências naturais nos currículos de pedagogia das instituições públicas de ensino superior paulistas. Revista Ciências e Cognição; Vol. 14, n.2, p. 194-209, 2009.

OSTERMANN F.; MOREIRA M. A., A física na formação de professores do ensino fundamental. Porto Alegre, Ed. Universidade/UFRGS, 1999.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação básica. Curitiba: Seed/DEB-PR, 2008.

PEDROCHI, F. ; NEVES, M. C. D. Concepções Astronômicas de estudantes no ensino superior. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciências, v. 4, n. 2, 2005.

QUEIROZ, A. S. B. Propostas e Discussões para o Ensino de Astronomia nos 1º e 2º Ciclos do Nível Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos. 2005. 99 f. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências Naturais e Matemática). UFRN, Rio Grande do Norte, 2005.

RAMOS, L. B.; ROSA, P. R. O ensino de ciências: fatores intrínsecos e extrínsecos que limitam a realização de atividades experimentais pelo professor dos anos iniciais do ensino fundamental. Investigações em Ensino de Ciências – V13, n.3, p. 299-331, 2008.

SILVA, E. V. M. FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: Um Estudo Exploratório de Três Cursos de Pedagogia à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais, Dissertação de Mestrado, UDESC, Florianópolis, 2004.

SOUZA, A. L. S.; LUZ, C. F. S.; OLIVEIRA, D. B.; CHAPANI, D. T. A formação do pedagogo na UESB de Jequié-BA e o ensino de Ciências nas séries iniciais. 2011. Disponível em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ viiienpec/resumos/R0055-2.pdf. Acesso em: 06 jul. 2015.

TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. 3.ed., Trad. Francisco Pereira. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

WEISSMANN, H. (org.); Didática das Ciências Naturais: contribuições e reflexões. Porto Alegre: Artmed. 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.