A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA NO ESTADO DO PARANÁ

Autores

  • MICHEL CORCI BATISTA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - CAMPO MOURÃO

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2016.14.2.1056

Resumo

Este trabalho apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de doutorado que objetivou por meio da pesquisa qualitativa realizar um estudo exploratório acerca das caracterí­sticas e dos fundamentos que norteiam a formação do pedagogo para o ensino de astronomia em oito instituições de ensino paranaense, seis cursos de graduação oferecidos por instituições públicas de ensino superior, dois cursos de graduação oferecidos por instituições privadas e um curso de formação de docentes em ní­vel médio, também ofertado por uma instituição pública. O material de análise para a investigação consistiu em ementas e programas detalhados das disciplinas Metodologia de Ensino de Ciências (MEC). Verificou-se que os programas acentuam os aspectos metodológicos em detrimento dos conteúdos especí­ficos de Ciências Naturais havendo, em alguns casos, dissociação da prática de ensino no contexto da disciplina MEC.

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Publicado

2016-11-17