A reestruturação curricular do ensino médio do Rio Grande do Sul: perspectivas e desafios

Franciele Noro Delanogari, Fabiane De Andrade Leite

Resumo


O estudo acerca da reestruturação curricular do ensino médio no estado do Rio Grande do Sul iniciado em 2012 é o tema deste texto, o qual busca analisar as compreensões dos professores acerca dos seus papéis no processo de implantação e na realização da proposta. Para tanto, a escrita trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que teve como instrumento a realização de um questionário semiestruturado aos professores da rede estadual de ensino. Ademais, constataram-se desafios e possibilidades para a inserção de novas políticas curriculares nos sistemas de ensino e destacam-se o desenvolvimento da autonomia docente no processo, bem como o reconhecimento da importância de uma nova perspectiva de aprendizagem dos alunos a partir da pesquisa.


Palavras-chave


Políticas Públicas; Currículo; Autonomia.

Texto completo:

44-57

Referências


AZEVEDO, Jose Clovis de; REIS, Jonas Tarcísio. Reestruturação do Ensino Médio: Pressupostos teóricos e desafios da prática. 1 Ed. São Paulo: Fundação Santillana, 2013.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL, Lei nº 9.394/1996 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

BRASIL, Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Portaria do Ministério da Educação nº 1.140 em 22 de novembro de 2013.

CONTRERAS, José. A autonomia de Professores. São Paulo: Cortez, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 44 Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 54 Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 2 ed. Rio de Janeiro, Ed. EPU, 2013.

NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Trad. Graça Cunha, Cândida Hespanha, Conceição Afonso e José António Souza Tavares. 2. Ed. Lisboa: Instituto Inovação Educacional, 1995.

RIO GRANDE DO SUL/ SE- Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul. Proposta pedagógica para o ensino médio politécnico e educação profissional integrada ao ensino médio- 2011-2014. Disponível em: Acesso em: 10/03/2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.