Imagens e Atravessamentos
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2021.8.1.308-314Palavras-chave:
Imagem, Mídia, Cultura visual, Percepção, SensibilidadeResumo
Por meio de colagens digitais, este ensaio visual propõe uma reflexão sobre o exercício da percepção sensível diante das imagens midiáticas que compõem nosso campo visual na contemporaneidade, as quais nos atravessam e podem oportunizar a produção de novos sentidos. Ao pensarmos a imagem como pensamento e o pensamento como criação, talvez seja possível criarmos a partir do caos visual que nos envolve. Escavar os textos presentes nestas imagens e buscar ultrapassar a representação única que tentam firmar. São imagens que, por meio da percepção sensível, também podem propiciar caminhos de compreensão sobre nós mesmos, o outro e o mundo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
CAMPOS, Daniela Queiroz. Um saber montado: Georges Didi-Huberman a montar imagem e tempo. Aniki, v. 4, n. 2, p. 269-288, 2017.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens. Trad. Vera Casa Nova. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2015.
WUNDER, Alik. Das imagens que movem o pensar. In: SCARELI, Giovana; FERNANDES, Priscila Correia. (Org.) O que te move a pesquisar? Ensaios e experimentações com cinema, educação e cartografias. Porto Alegre: Sulina, 2016.
Downloads
Publicado
2021-05-25
Edição
Seção
Ensaios Visuais
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).