A Originalidade de José Guadalupe Posada: Um Exame de Terrible y Verdadeira Noticia (1910)
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2021.8.1.061-080Palavras-chave:
Aby Warburg, Diego Rivera, José Guadalupe Posada, OriginalidadeResumo
O presente artigo intenta em analisar a originalidade da obra do gravador mexicano José Guadalupe Posada (1852–1913) a partir de um exame iconológico da obra Terrible y verdadeira noticia (1910). Em 1930, Diego Rivera ressaltou o caráter original e distante da imitação da produção de Posada, colocando-o como um exemplo para os artistas mexicanos do século XX. Contudo, através de uma ótica warburguiana, que atente às anacronias da arte, nota-se como a afirmação do muralista é frágil, passível de críticas e, simultaneamente, abre espaço para uma reflexão acerca do lugar do próprio Rivera na construção dessa narrativa. Para auxiliar nessa tarefa, valemo-nos dos escritos de Aby Warburg, Walter Benjamin, Gertrud Bing e Georges Didi-Huberman.Downloads
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