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UMA ANÁLISE DE THE STANLEY PARABLE

do Jogo Eletrônico à Gamearte

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/sensorium.2024.11.8985

Resumen

Este artículo analiza el juego de ficción interactiva The Stanley Parable (2011), desarrollado por Davey Wreden y William Pugh, a la luz de los supuestos del arte del juego propuestos por Saul y Stuckey (2007), Bruno Mendonça (2014) y Annelise Witt (2013). El análisis tiene como objetivo establecer relaciones entre el arte del juego y las características narrativas y mecánicas del juego, como la jugabilidad en primera persona, el metalenguaje, la ruptura de la cuarta pared y la construcción de narrativa dramática. De esta manera, se sostiene que La Parábola de Stanley puede considerarse un producto del arte lúdico, contribuyendo así a la reflexión estética y teórica en este campo de estudio.

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Biografía del autor/a

Bruno de Abreu Mendonça, Universidade Federal de Goiás

Bruno de Abreu Mendonça (Bruno Oubam, pseudônimo artístico) é artista multimídia e pesquisador natural de Goiânia/GO que discute questões relacionadas a jogos eletrônicos, arte e tecnologia, estética processos criativos, cultura visual e experimentações em mídias mistas. É Bacharel em Artes Visuais - Design Gráfico (2009 - FAV/ UFG), Mestre em Arte e Cultura Visual (2014 - PRPPG FAV/ UFG) e Doutor em Arte e Cultura Visual (2022 - PRPPG FAV/ UFG), bolsista CAPES durante todo o período de mestrado e doutorado. Como artista, sua produção engloba estudos acerca da representação do feminino, além de questões de cunho social e filosófico por meio da utilização de ampla experiência com mídias tradicionais e contemporâneas. Já teve obras expostas durante eventos nacionais e internacionais. É integrante do grupo de pesquisa Criação e Ciberarte (CRIA_CIBER)

Ícaro Lênin Maia Malveira, Universidade Federal de Goiás

Doutorando em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestre em Artes pela Universidade Federal do Ceará (UFC), graduado em Letras/Português pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro dos grupos de pesquisa: Laboratório de Estudos de Investigação em Corpo, Comunicação e Arte (LICCA/UFC) e Criação e Ciberarte (CRIA_CIBER/UFG). Tem interesse de pesquisa em zines, publicação experimental, histórias em quadrinhos, ilustração, livro de artista, ações na cidade, literatura, escrita criativa e gamearte.

Ana Laura Matos Torquato, Universidade Federal de Goiás

Universidade Federal de Goiás (PPGACV-FAV-UFG/CRIA_CIBER). Doutoranda em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (UFG) na linha Poéticas Artísticas e Processos de Criação. Mestra em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e graduada em Licenciatura em Artes Visuais pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Possui experiência na área de artes plásticas, participando de exposições coletivas nacionais e internacionais, palestras e eventos relacionados à publicações independentes. Sua pesquisa é voltada à área de Arte e Tecnologia, com foco em Jogos Eletrônicos e Visualidades. É integrante do grupo de pesquisa CIPEG - Coletivo Interdisciplinar de Pesquisa em Games e membro do grupo de pesquisa CRIA CIBER, da Universidade Federal de Goiás.

Publicado

2024-06-26 — Actualizado el 2024-06-27

Versiones

Número

Sección

Artigos