Análise do Barroco e seus desdobramentos: atemporalidade e intersemiose
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2015.2.2.28-47Palabras clave:
Barroco, Pintura, Técnica, Forma, AtemporalidadeResumen
Este ensaio, fruto de uma pesquisa bibliográfica, engloba os desdobramentos da pintura barroca, com ênfase temática na representação da carne. Primeiramente, identificamos a atemporalidade do Barroco, em seguida, destacamos a influência de Rubens na obra de Watteau. Estabelecemos diálogos temáticos entre uma pintura de Lucian Freud e uma obra de Watteau, ressaltamos as similaridades técnicas deste pintor ingês com Rembrandt e Francis Bacon. Analisamos um nu feminino do brasileiro Anderson Santos, a visceralidade da obra de Adriana Varejão e sua influência por Rembrandt. Levantamos pontos comuns entre Rembrandt e Francis Bacon. As obras de arte em foco foram tomadas como objeto de intersemiose, onde manteve-se um diálogo com a literatura de William Shakespeare, Jorge Luis Borges, Carlos Drummond de Andrade, Mário Quintana, Ernesto Sábato e Umberto Eco. No final do trabalho há considerações sobre alguns problemas da arte contemporânea.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está bajo una licencia Creative Commons Reconocimiento 3.0 Unported.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).