Técnica Klauss Vianna X Covid-19: um olhar sobre o movimento em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2020.7.2.153-163Palabras clave:
Técnica Klauss Vianna, Cia de Dança Contemporânea, Processo de CriaçãoResumen
O presente artigo objetiva apresentar como a Companhia (Cia) de Dança Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) realizou um trabalho de processo de criação em meio a situação de pandemia, provocada pelo Covid-19. O novo coronavírus alastrou-se por todo o globo e em pouco tempo, modificou toda a rotina das sociedades pelo mundo. Este trabalho foi dividido em três momentos: a apresentação da Cia de Dança; a situação da Pandemia e suas implicações para a cidade, universidade e cia; com enfoque nos estudos para a realização do processo de criação. A natureza da pesquisa é bibliográfica com revisão em livros, revistas, artigos, teses e dissertações; quanto ao tipo é descritiva. Já a abordagem é qualitativa e o método voltou- se ao indutivo, visto que é uma forma de argumentação utilizada a fim de se chegar a uma conclusão após um específico raciocínio. Firma-se para referências conceituais a autora Jussara Miller (2017), com seu trabalho de sistematização da Técnica Klauss Vianna (TKV), o qual embasa todo o processo de criação em dança da Cia. Verificou-se ainda a relação do tópico – a presença da TKV, com a atual situação da pandemia.
Descargas
Citas
CORONAVíRUS BRASIL. Covid-19 - Painel Coronavírus. Disponível https://covid.saude.gov.br/. Acesso 14 de agosto de 2020.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE. Atualização sobre casos de Coronavírus em Campo Grande. Disponível http://www.campogrande.ms.gov.br/sesau/covid19/. Acesso 14 de agosto de 2020.
DUENHA, Milene Lopes; NUNES, Sandra Meyer. Presença que não se Faz Só: potências de afeto no ato de com-por entre corpos. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-26602017000100099. Acesso em 15 de maio de 2020.
MILLER, Jussara. A escuta do corpo: sistematização da técnica Klauss Vianna. São Paulo: Summus, 2007.
PAULES, Catharine I; MARSTON, Hilary D; FAUCI, Anthony S. Infecções por coronavírus - mais do que apenas o resfriado comum. Disponível: https://jamanetwork.com/journals/jama/fullarticle/2759815. Acesso 13 de agosto 2020.
KATZ, Helena. Apresento. In: SANTANA, Ivani. Corpo aberto: Cunningham, dança e novas tecnologias. São Paulo: Educ, 2002.
SCHEIR, Ricardo. Dicas para anotar. In: NASSUR, Octávio. Culinária coreográfica: desmedidas de receitas para iniciantes na cozinha cênica. Santa Maria: Pallotti, 2012.
UFMS. Plano de contingência. Disponível em https://www.ufms.br/wp-content/uploads/2020/03/Plano_Vs1-3.pdf. Acesso 15 de agosto de 2020.
UFMS. Plano de Contingência Universidade Federal de Mato Grosso do Sul COVID-19. Disponível:https://www.ufms.br/wp-content/uploads/2020/03/Plano_Vs1-3.pdf. Acesso 13 de agosto de 2020.
SIGPROJ UFMS. Programa de Extensão Universitária. Cia de dança contemporânea da UFMS. Disponível em https://sigproj.ufms.br/. Acesso em 10 de agosto 2020.
WACHOWICZ, Fatima. Organismo dança contemporânea. In: XAVIER et al. (org.). Pesquisas em dança: Volume I. Joinville: Letradágua, 2008.
WIERSINGA, W. Joost; RHODES, Andrew; CHENG, Allen C. Fisiopatologia, transmissão, diagnóstico e tratamento da doença do coronavírus 2019 (COVID-19). Disponível: https://jamanetwork.com/journals/jama/fullarticle/2768391?resultClick=1.
Acesso 13 de agosto de 2020.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está bajo una licencia Creative Commons Reconocimiento 3.0 Unported.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).