Técnica Klauss Vianna X Covid-19: um olhar sobre o movimento em tempos de pandemia

Autores/as

  • Mariana Cavalcante de Brito Universidade Católica Dom Bosco UCDB Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Priscila Roberta Alves Lemos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/ UFMS
  • Maria Augusta de Castilho Universidade Católica Dom Bosco

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2020.7.2.153-163

Palabras clave:

Técnica Klauss Vianna, Cia de Dança Contemporânea, Processo de Criação

Resumen

O presente artigo objetiva apresentar como a Companhia (Cia) de Dança Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) realizou um trabalho de processo de criação em meio a situação de pandemia, provocada pelo Covid-19. O novo coronaví­rus alastrou-se por todo o globo e em pouco tempo, modificou toda a rotina das sociedades pelo mundo. Este trabalho foi dividido em três momentos: a apresentação da Cia de Dança; a situação da Pandemia e suas implicações para a cidade, universidade e cia; com enfoque nos estudos para a realização do processo de criação. A natureza da pesquisa é bibliográfica com revisão em livros, revistas, artigos, teses e dissertações; quanto ao tipo é descritiva. Já a abordagem é qualitativa e o método voltou- se ao indutivo, visto que é uma forma de argumentação utilizada a fim de se chegar a uma conclusão após um especí­fico raciocí­nio. Firma-se para referências conceituais a autora Jussara Miller (2017), com seu trabalho de sistematização da Técnica Klauss Vianna (TKV), o qual embasa todo o processo de criação em dança da Cia. Verificou-se ainda a relação do tópico – a presença da TKV, com a atual situação da pandemia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mariana Cavalcante de Brito, Universidade Católica Dom Bosco UCDB Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestranda em Desenvolvimento Local -UCDB

Especialista em Dança e Expressão Corporal -IEPAT

Graduada em Educação Fí­sica -UFMS

Coreógrafa UFMS

Priscila Roberta Alves Lemos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/ UFMS

Graduanda de Historia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Pos Graduada em Dança e Expressão Corporal pelas Faculdades Integradas de Cassilândia. Graduada em Licenciatura Plena em Educação Fí­sica pela UFMS. Tem experiência na área de Educação Fí­sica desenvolvendo a Trí­ade Acadêmica (Ensino, Pesquisa e Extensão), Produção, Composição e Ensino da Dança, Dança e Esporte na Assistência Social e Fitness. É integrante da Companhia de Dança Contemporânea da UFMS. Foi Voluntária nos Jogos Olí­mpicos e Paralí­mpicos Rio 2016

Maria Augusta de Castilho, Universidade Católica Dom Bosco

Pós-doutora em Linguí­stica (2000) e Doutora em Ciências Sociais - História do Brasil (1997), ambas pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora no Curso de História e no Mestrado em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco, sendo também responsável pelo Laboratório de História. Publicou vários artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos. Possui mais de quarenta livros e livretes publicados e com uma produção técnica bastante desenvolvida. É avaliadora das Condições de Ensino de Cursos de História do INEP - Ministério da Educação - Brasil. Foi parecerista do MEC no Plano Nacional do Livro Didático na área de História - Ministério da Educação – Brasil. Participa do Conselho Editorial de várias revistas cientí­ficas. Atualmente coordena o grupo de pesquisa na área do Sagrado no Contexto de Territorialidade e na área do Patrimônio Cultural. É coordenadora, também do projeto Análise histórica de processos trabalhistas do Tribunal Regional do Trabalho 24ª região - MS (1962 - 1984), desde 2009, com a participação de bolsistas do PIBIC (CNPq/UCDB). Orienta dissertações de mestrado, TCC em cursos de graduação. Ministra palestras voltadas para a educação, sagrado, patrimônio cultural e história. Em suas atividades profissionais tem interagido com outros colaboradores em co-autorias de trabalhos cientí­ficos. Em seu Currí­culo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção cientí­fica, tecnológica e artí­stico-cultural são: Pesquisa, Desenvolvimento Local, Territorialidade, Religião, História, Patrimônio Cultural, Educação, Sociedade e Comunicação.(Texto informado pelo autor)

Citas

CORONAVíRUS BRASIL. Covid-19 - Painel Coronaví­rus. Disponí­vel https://covid.saude.gov.br/. Acesso 14 de agosto de 2020.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE. Atualização sobre casos de Coronaví­rus em Campo Grande. Disponí­vel http://www.campogrande.ms.gov.br/sesau/covid19/. Acesso 14 de agosto de 2020.

DUENHA, Milene Lopes; NUNES, Sandra Meyer. Presença que não se Faz Só: potências de afeto no ato de com-por entre corpos. Disponí­vel em https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-26602017000100099. Acesso em 15 de maio de 2020.

MILLER, Jussara. A escuta do corpo: sistematização da técnica Klauss Vianna. São Paulo: Summus, 2007.

PAULES, Catharine I; MARSTON, Hilary D; FAUCI, Anthony S. Infecções por coronaví­rus - mais do que apenas o resfriado comum. Disponí­vel: https://jamanetwork.com/journals/jama/fullarticle/2759815. Acesso 13 de agosto 2020.

KATZ, Helena. Apresento. In: SANTANA, Ivani. Corpo aberto: Cunningham, dança e novas tecnologias. São Paulo: Educ, 2002.

SCHEIR, Ricardo. Dicas para anotar. In: NASSUR, Octávio. Culinária coreográfica: desmedidas de receitas para iniciantes na cozinha cênica. Santa Maria: Pallotti, 2012.

UFMS. Plano de contingência. Disponí­vel em https://www.ufms.br/wp-content/uploads/2020/03/Plano_Vs1-3.pdf. Acesso 15 de agosto de 2020.

UFMS. Plano de Contingência Universidade Federal de Mato Grosso do Sul COVID-19. Disponí­vel:https://www.ufms.br/wp-content/uploads/2020/03/Plano_Vs1-3.pdf. Acesso 13 de agosto de 2020.

SIGPROJ UFMS. Programa de Extensão Universitária. Cia de dança contemporânea da UFMS. Disponí­vel em https://sigproj.ufms.br/. Acesso em 10 de agosto 2020.

WACHOWICZ, Fatima. Organismo dança contemporânea. In: XAVIER et al. (org.). Pesquisas em dança: Volume I. Joinville: Letradágua, 2008.

WIERSINGA, W. Joost; RHODES, Andrew; CHENG, Allen C. Fisiopatologia, transmissão, diagnóstico e tratamento da doença do coronaví­rus 2019 (COVID-19). Disponí­vel: https://jamanetwork.com/journals/jama/fullarticle/2768391?resultClick=1.

Acesso 13 de agosto de 2020.

Publicado

2020-11-27

Número

Sección

Eixo Temático "Arte e Covid-19"