Coleção como arquivos de memória: processo, poética e conservação

Autores/as

  • Tatiana Duarte Penna Universidade Federal de Minas Gerais
  • Yacy-Ara Froner Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2015.2.1.89-105

Palabras clave:

arte contemporânea, arquivos, memória

Resumen

Trata-se do estudo do acervo do artista plástico Pedro Moraleida Moraleida falecido em 1999, no que diz respeito a sua poética , processo e conservação. Relatos e testemunhos, publicações e exposições e de seus próprios escritos guardados em espaços reais e imaginários possibilitaram uma nova narrativa através de um novo corpus e um novo significado.

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Biografía del autor/a

Tatiana Duarte Penna, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora substituta da Escola de Belas Artes no Curso de graduação de Conservação e restauração de bens culturais móveis - Mestre em Artes Visuais; Especialista em Conservação e restauração de Bens Culturais Moveis.

area: arte contemporânea

Yacy-Ara Froner, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (1988), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em História Econômica, com ênfase em patrimônio cultural, pela Universidade de São Paulo (2001). É especialista em restauração pelo CECOR (1992) e em conservação de acervos pelo The Getty Conservation Institute (1995). Atualmente é professora associada da EBA-UFMG, atuando no Curso de Artes Visuais e no Curso de Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis. É vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Artes da EBA-UFMG e ao Mestrado em Ambiente Construí­do e Patrimônio Sustentável pela EA-UFMG. É consultora e pesquisadora na área de Conservação Preventiva, História da Arte e Cultura Material de acervos e coleções. É pesquisadora do LACICOR (Laboratório de Ciência da Conservação) e coordena o grupo de pesquisa ArCHE (Arte, Conservação & História-Espaços).

Publicado

2015-06-24

Número

Sección

Artigos