De spectator a espectador: repensando a interface entre a emancipação nas artes e na educação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2020.7.1.28-43

Palabras clave:

espectador, emancipação, partilha do sensí­vel, aluno, filosofia da educação

Resumen

Este artigo busca repensar a interface entre a emancipação nas artes e na educação a partir da análise do conceito de espectador. Revisita a origem latina de spectator, mostrando as diferenças frente ao theorós grego. Promove, assim, uma espécie de genealogia do conceito na tentativa de repensar o estatuto de passividade frente ao agir e ao conhecer. Para isso, apoia–se na análise que Jacques Rancière faz em O espectador emancipado sobre os modelos de eficácia da arte, traçando paralelos entre aquilo que o filósofo define como mediações pedagógicas nas artes para pensar sua interface com o universo da educação, redefinindo, também, um certo lugar para a filosofia da educação. Tais razões ganham consistência no seio das partilhas do sensí­vel que delimitam uma certa relação de oposição entre o olhar e o conhecer, o olhar e o agir, partilhas que incidem também, por consequência, no modo de ser aluno. Pensar a emancipação em sintonia com o universo estético e, também, da filosofia polí­tica, no sentido de uma emancipação intelectual, permitem, assim, propor junto com Rancière um paralelismo entre o espectador emancipado e o aluno emancipado. Não mais nos termos de lugares de passividade e que, para tanto, necessitariam ser reformados. A reforma do teatro via espectador ou a reforma de escola via aluno são faces de um mesmo dispositivo de poder, de uma mesma partilha do sensí­vel. Repensar a interface entre a emancipação nos contextos das artes e da educação pode nos permitir um novo olhar sobre estas figuras, tradicionalmente encerradas em utopias polí­ticas que as viam apenas como dispositivos em potência, jamais em ato, ensejando uma nova forma de compreendermos o lugar da educação como questão filosófico–polí­tica e estética.

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Biografía del autor/a

Vinicius Vicenzi, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Departamento de Estudos Especializados em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2020-05-14

Número

Sección

Artigos