IMAGEM E URBANIZAÇÃO: USOS POLÍTICOS E ARTÍSTICOS DA FOTOGRAFIA NA CURITIBA DO ANOS 1940

Autores/as

  • Alice Fernandes Freyesleben Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2017.4.1.01-12

Palabras clave:

Curitiba, fotografia-documento, modernização

Resumen

O presente artigo objetiva analisar as funções desempenhas pelos objetos fotográficos nos projetos que visavam a consolidação da imagem de Curitiba como a importante capital de um rico e moderno estado. Privilegiou-se o estudo de imagens produzidas na década de 1940, pois, foi durante esse perí­odo em que discursos propagadores da "instauração da modernidade" tanto no meio polí­tico quanto no meio artí­stico da cidade ganharam lugar cada vez mais relevante. A partir de autores como André Rouillé, Susan Sontag e Roland Barthes, buscou-se apreender os aspectos comuns na relação entre cidadãos, a transformação espacial de seus lugares de ação e a fotografia. Nesse sentido, duas dimensões do objeto fotográfico foram analisadas: a fotografia-documento, como meio de representação direta da chegada dos tempos moderno em Curitiba e a exploração da imagem fotográfica como novo suporte material capaz expressar em toda sua especificidade as linguagens poéticas dos artistas paranaenses.

Descargas

Biografía del autor/a

Alice Fernandes Freyesleben, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Paraná (2015). Atualmente é mestranda pela linha de pesquisa Arte, memória e narrativa - AMENA do Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal do Paraná, onde desenvolve pesquisas relativas í  crí­tica de arte, pintura paranaense e teoria da arte sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Rosane Kaminski. É também integrante do Núcleo de Artes Visuais - NAVIS, grupo interinstitucional de pesquisa cadastrado junto ao CNPq voltado í  investigação, discussão e difusão do campo das linguagens artí­sticas, com ênfase na reflexão teórica, histórica e crí­tica dos processos de produção, circulação e recepção da visualidade moderna e contemporânea

Publicado

2017-06-21

Número

Sección

Artigos