Refletir sobre a Educação por meio da Experiência pelo Lúdico e a Criação de Brinquedos/Objetos com (re)Uso
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2015.2.1.118-130Palabras clave:
Ensino de Artes, Constituição do sujeito, Prática Pedagógica, Brinquedos, Material de (Re)uso.Resumen
RESUMO: O presente artigo integra a dissertação "O Professor e a construção de brinquedos em sala de aula: experiências no brincar e criar com materiais de (re)uso e sua contribuição na constituição do sujeito" [1] e apresenta parte da produção pautada em pesquisa na qual investigamos o professor partindo de suas vivências pessoais, bem como suas práticas em sala de aula, para refletirmos sobre a importância do brincar e do criar para além do entreter por meio do objeto/artefato/brinquedo construído com materiais de (re)uso, partindo de sua infância até o mundo adulto. Embora constarmos o quanto as brincadeiras, enraizadas na infância, podem alimentar e inspirar o criar enquanto adultos, esta investigação buscou emergir no sentido amplo da experiência e o (re)uso. Adotamos o caráter histórico-estrutural e dialético, não somente enquanto significados, mas em todo o devir nos diversos meios culturais. Almejamos, dessa forma, através da (re)invenção constante do ser humano presente no ato de brincar, justificar a importância do material de (re)uso utilizado como mediação entre o professor e a criança, bem como na construção das relações interpessoais, por meio das quais podemos observar o quão relevante podem ser como práticas educacionais.
[1] Dissertação para obtenção do titulo de mestrado em Educação, Linha de pesquisa: "˜A Constituição do Sujeito no Contexto Escolar' com orientação da Profª Drª Maria de Fátima da Silva Costa Garcia de Mattos.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está bajo una licencia Creative Commons Reconocimiento 3.0 Unported.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).