Gordura, Gênero e Humor em Elisa Queiroz
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2015.2.1.36-49Resumen
O presente artigo realiza uma discussão da utilização do corpo gordo como imagem geradora nas obras de Elisa Queiroz (1970-2011) atrelada a questões concernentes ao gênero. A artista multifacetada possuía como peça chave da sua criação o bom humor. Apresentamos a sua trajetória trazendo alguns documentos de processo e várias obras até adentrarmos com maior atenção nas que foram feitas a partir de suportes comestíveis ("Sirva-se" [2002], "Macarrão aos frutos do mar" [2003] e "Piquenique na relva com formigas" [2004]) e na videoarte "Free Williams" (2004). Os resultados revelam uma busca da artista em contestar a hegemonia e a sua arte se mostra como um forte recurso para isso.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está bajo una licencia Creative Commons Reconocimiento 3.0 Unported.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).