Aspectos da Sustentabilidade e Colaboração na Arte Digital
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2018.5.1.01-14Palabras clave:
Software livre, Sustentabilidade, Colaboração, Arte digitalResumen
Este artigo parte da premissa que a tecnologia é um dos itens necessários para a existência humana nos dias de hoje e, por isto, é um item que requer uma análise pelo ponto de vista da sustentabilidade. Dentro das possibilidades tecnológicas, destaca a relevância da utilização de softwares livres como um meio para uma prática artística sustentável, tendo em vista que o código aberto permite a compreensão dos aspectos inerentes dos meios de produção e por consequência viabiliza a realização de uma intencionalidade artística bem informada e responsável. Para o desenvolvimento dos argumentos, baseia-se em autores como Vilém Flusser, Heinz von Foerster e Davide Brocchi.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está bajo una licencia Creative Commons Reconocimiento 3.0 Unported.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).