TAPEÇARIA CONTEMPORÂNEA PORTUGUESA E SUA ORIGEM NO FEMININO - FIGURAS FUNDADORAS: MARIA FLÁVIA DE MONSARAZ E GISELLA SANTI

Autores/as

  • Ana Maria do Nascimento Gonçalves
  • Teresa Lousa FSCH - CHAM

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2018.5.1.151-168

Palabras clave:

Arte Têxtil Contemporânea, Tapeçaria, Género, Portugal, Mulheres Artistas

Resumen

Este artigo visa apresentar uma pequena reflexão sobre a origem feminina da Tapeçaria Contemporânea Portuguesa (TCP), partindo de uma breve contextualização alicerçada na História da Arte e a sua relação com a questão de Género. Para refletir especificamente sobre o caso da TCP que, desde cedo, teve raí­zes no associativismo contando com mulheres portuguesas e estrangeiras a residir em Lisboa, precisamos recuar até à fundação do Grupo 3.4.5. – Tapeçaria Contemporânea Portuguesa (1978) e debruçarmo-nos sobre o percurso artí­stico de Maria Flávia de Monsaraz (1935) e de Gisella Santi (1922-2006). Foram essencialmente estas duas figuras que, num contexto extremamente adverso à afirmação da mulher artista, lançaram as bases do que hoje é aceite, tanto em contexto institucional como académico, como arte têxtil de pleno direito.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Maria do Nascimento Gonçalves

Colabora em projectos comunitários da unidade curricular (UC) de Tapeçaria da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL), Investigadora Associada do CINAMIL (Academia Militar), Mestre em Ciências da Arte e do Património pela FBAUL (2016), Licenciada em Educação Social pela ESECS do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), com Especialização Tecnológica em Serviço Social e Desenvolvimento Comunitário (IPL) e o Curso Complementar de Artes dos Tecidos da Escola Secundária António Arroio (1989-1991).

Teresa Lousa, FSCH - CHAM

Professora Auxiliar Convidada na FBAUL, Investigadora Integrada do CHAM onde é Vice-Coordenadora da Linha de Investigação em Cultura, história e pensamento ibéricos e ibero-americanos, Doutorada em Ciências da Arte e do Património pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, (2013) Mestre em Teorias da Arte (2005) pela mesma faculdade e Licenciada em Filosofia, FCSH da Universidade Nova de Lisboa, (2000).

Publicado

2018-06-10

Número

Sección

Artigos