A MODÉSTIA DAS FORMAS E O ENCANTAMENTO DO SIMPLES EM TADEUSZ MAKOWSKI
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2018.5.1.201-219Palabras clave:
Tadeusz Makowski, infância, forma(s)Resumen
Neste texto, desejamos compreender como, a partir da temática da infância, o artista polonês Tadeusz Makowski adotou formas modestas para a apreensão do simples da existência em sua expressividade personalista. E também como, por meio do cultural de sua própria infância, o artista traz à tona o cultural da infância em sua essência mais universal e atemporal. A infância assume a poesia já enunciada por outros artistas, em outras formas de manifestação artística – em especial na poesia saudosista. Em sua narrativa pictórica, esse artista dá alma à infância, que figura como o espaço do lúdico – em vestes, máscaras e brincadeiras –, da curiosidade com relação à natureza e da espontaneidade em meio a todas as coisas e ocorrências do mundo. A infância está disposta ao amor gratuito e ao êxtase existencial.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está bajo una licencia Creative Commons Reconocimiento 3.0 Unported.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).