“No Walk, No Work”

From walking practice to artistic research

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2023.10.01.133-153

Abstract

Abstract: This article reflects on the way in which, in the context of Contemporary Art, the act or action of “walking” has become an important practical modality of thought for the territories of theory and artistic research. In the light of these ideas, which take walking as an instrument of aesthetic experimentation, we will seek to reflect on its use, reviewing some moments of Art History, in order to put into perspective, from the work of some authors, this line of thought that unifies in a single reasoning - the artist's phenomenological, affective and kinesthetic involvement with the place, - and the strategic questions of intervention and physical, symbolic and conceptual transfiguration of the territory.

Keywords: Walk; Nature; Route; Art; “Land Walk”

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria Regina Ramos, FBAUP - Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto; i2ADS. - Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade & Unidade VICARTE - Vidro e Cerâmica para as Artes

Maria Regina Ramos (1992) nasceu em Vila Nova de Cerveira e é mestre em Artes Plásticas – Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), com o projeto "O Olhar Aproximado: Fragmentos de uma paisagem selecionada – o jardim" (2019), prova pública na qual obteve a classificação máxima de 20 valores. Enquanto investigadora não-doutorada, recentemente integrada no Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS.) e na Unidade VICARTE – Vidro e Cerâmica para as Artes, tem desenvolvido trabalho de investigação teórico-prático, bem como, contribuí­do e colaborado em várias publicações e eventos de investigação, com principal enfoque no contexto das Artes Plásticas. Para além da participação em congressos e eventos cientí­ficos, profundamente ligados com a investigação em Arte, tem desenvolvido, como artista, produção regular desde 2015, participando num largo número de eventos, concursos e exposições de âmbito nacional e internacional. Ao ní­vel do pensamento e da prática artí­stica, o seu interesse tem-se centrado em torno da fragmentação do real, a fim de questionar, a partir de conceitos como "desterritorialização" e reterritorialização", os limites percetivos da noção de "território" , interligando uma experimentação fenomenológica, cinestésica e vivencial de um "micro" e "macro" cosmos de natureza arqueológica, a uma resignificação mais convencional da noção de "paisagem". Atualmente, encontra-se a frequentar o Programa Doutoral de Artes Plásticas na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, ao abrigo de uma Bolsa de investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Teresa Almeida, FBAUP - Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto & Unidade VICARTE - Vidro e Cerâmica para as Artes

Teresa Almeidaartista plástica e professora na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP). Possui uma Licenciatura em Artes Plásticas - Pintura da FBAUP. Realizou duas pós-graduações em “Vidro e a Arquitectura” e “Vidro e as Artes Plásticas” na Central Saint Martins College of Art and Design, Londres; Mestrado em Arte/Vidro na Universidade de Sunderland, Inglaterra; Doutoramento em Estudos de Arte na Universidade de Aveiro e Pós-Doutoramento na VICARTE, ambos com bolsa da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Desde 2006 integra a Unidade de Investigação VICARTE - Vidro e Cerâmica para as Artes, onde participa em vários projetos de investigação. Colabora com o i2ADS - Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade desde 2011. Tem participado em vários congressos internacionais e expõe regularmente em território nacional e no estrangeiro, nomeadamente Hong Kong, Bélgica, Luxemburgo, UK, EUA, Holanda, Dinamarca, Brasil, Austrália, Itália, Espanha, Argentina, Suécia, Finlândia, entre outros. Possui publicações em revistas internacionais, capítulos de livros e trabalhos de curadoria. Atualmente é membro editorial da revista Éter e membro do comité Internacional do ICOM Glass. O seu trabalho artístico foca o vidro como material plástico, onde a problemática ambiental é abordada.

Domingos Loureiro, FBAUP - Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto & i2ADS. - Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade

Domingos Loureiro nasceu em Valongo (1977) e é doutor em “Arte e Design” pela Universidade do Porto. Acumula a sua atividade de artista visual com a de Professor Auxiliar na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), no Departamento de Artes Plásticas – Pintura. Investigador Integrado do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS.). Acumula diversos cargos e funções associados à Academia e é autor e editor de diversos documentos científicos e académicos. Artista premiado, conta no seu currículo com exposições em diversos países tais como Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Bélgica, Itália, Irlanda, EUA, Brasil, Japão, Alemanha, Canadá e Holanda.

Published

2023-06-23