"Arché" Ludens: O Jogo como imagem "desnormativa" de/para uma transfiguração estética
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2022.9.1.204-222Keywords:
Artes Visuais, Interdisciplinaridade, Arte ContemporâneaAbstract
O presente ensaio propõe, num quadro atual, uma conceptualização exploratóriadas relações entre – "Arte" e "Jogo".Em diálogo com diversas perspetivas teóricas, ensaia o modo como o "jogo", a partir do início do séc. XX, mais do que um elemento "interno" do conceito de arte, seguindo a tradição filosófica, se tornou num modelo "externo", isto é, num espaço estratégico de "experimentação radical", capaz de funcionar como - seu catalisador criativo, - seu dispositivo ou contra-dispositivo representacional, - seu modelo operativo de projeção autoral, reinvenção metodológica e transformação estética.Downloads
References
Adorno, T. W. "Teoria Estética" (A. Morão, Trad.). Lisboa: Edições 70, 1993. (Obra original publicada em 1970)
Agamben, G. Arte, Inoperatividade, Política (S. Neto, Trad.). In G. Agamben, G. Marramao, J. Rancière & P. Sloterdijk, "Política. Politics" (pp. 39-49). Porto: Fundação de Serralves, 2007.
Argan, G. C. "Arte Moderna" (F. Carotti & D. Bottmann, Trads.). São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
Bateson, G. "Steps to an ecology of mind". Chicago, Illinois: The University of Chicago Press, 2000. (Obra original publicada em 1972)
Bishop, C. "Participation: Documents of Contemporary Art". London: Whitechapel Gallery & Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 2006.
Bourriaud, N. "Estética Relacional" (D. Bottmann, Trad.). São Paulo: Martins Fontes, 2009a. (Obra original publicada em 1998)
____________ "Pós-Produção: Como a arte reprograma o mundo contemporâneo" (D. Bottmann, Trad.). São Paulo: Martins Fontes, 2009b. (Obra original publicada em 2002)
____________ "Radicante: Por uma Estética da Globalização" (D. Bruchard, Trad.). São Paulo: Martins Fontes, 2011. (Obra original publicada em 2009)
Brotchie, A. & Gooding, M. (Eds.). "A Book of Surrealist Games". Boston & London: Shambhala, 1995.
Bürger, P. "Teoria da Vanguarda" (E. Sampaio, Trad.). Lisboa: Vega, 1993. (Obra original publicada em 1974)
Caillois, R. "Os Jogos e os Homens: A máscara e a vertigem" (J. G. Palha, Trad.). Lisboa: Cotovia, 1990. (Obra original publicada em 1958)
Carse, J. P. "Finite and Infinite Games: A Vision of Life as Play and Possibility". New York: The Free Press, 1986.
Courtney, R. "Jogo, Teatro & Pensamento: As bases intelectuais do Teatro na Educação". São Paulo: Editora Perspectiva, 1974. (Obra original publicada em 1968)
Danto, A. C. The World as Warehouse: Fluxus and Philosophy. In J. Hendricks (Ed.), "What's Fluxus? What's Not! Why." (pp. 23-32). Detroit: The Gilbert and Lila Silverman Fluxus Collection Foundation, 2002.
__________ "A transfiguração do lugar comum: Uma filosofia da arte" (V. Pereira, Trad.). São Paulo: Editora Cosac Naify, 2005. (Obra original publicada em 1981)
Deleuze, G. & Guattari, F. "O Anti-Édipo: Capitalismo e Esquizofrenia 1" (J. M. Varela & M. M. Carillho, Trads.). Lisboa: Assírio & Alvim, 2004. (Obra original publicada em 1972)
Deleuze, G. "Diferença e Repetição" (L. Orlandi & R. Machado, Trads.) (2ª ed.). Rio de Janeiro: Graal, 2006. (Obra original publicada em 1968)
_________ "Lógica do Sentido" (L. R. S. Fortes, Trad.). São Paulo: Editora Perspectiva, 2015. (Obra original publicada em 1969)
Deleuze, G. & Guattari, F. "O que é a Filosofia?" (B. Prado Jr. & A. A. Muñoz, Trads.) (3ª ed.). São Paulo: Editora 34, 2010. (Obra original publicada em 1991)
Denzin, N. K. The Paradoxes of Play. In J. Loy (Ed.), "Paradoxes of Play: The Association for The Anthropological Study of Play". New York: Leisure Press, 1982.
Derrida, J. "Gramatologia" (M. Shneiderman & R. J. Ribeiro, Trads.). São Paulo: Editora Perspectiva, 2006. (Obra original publicada em 1967)
Durzoi, G. "History of the Surrealist Movement". Chicago, Illinois: The University of Chicago Press, 2005. (Obra original publicada em 1997)
Euvé, F. "Penser la création comme jeu". Paris: Cerf, 2000.
Fink, E. "Le Jeu comme symbole du monde" (H. Hildenbrand & A. Lindenberg, Trads.). Paris: Les Éditions de Minuit, 1966. (Obra original publicada em 1960)
Foster, H. "The Return of the Real: The Avant-garde at the End of the Century". Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 2014. (Obra original publicada em 1996)
Gadamer, H-G. "Verdade e Método: Traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica" (F. P. Meurer, Trad.). Petrópolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2015. (Obra original publicada em 1960)
Guattari, F. "O inconsciente maquínico: ensaios de esquizoanálise" (C. M. Cesar & L. M. Cesar, Trads.). Campinas, São Paulo: Papirus, 1988.
___________ "Schizoanalytic Cartographies" (A. Goffey, Trad.). London, UK & New York, USA: Bloomsbury, 1989.
___________ "Caosmose: um novo paradigma estético" (A. L. Oliveira & L. C. Leão, Trads.) São Paulo: Editora 34, 1992.
Heidegger, M. "A origem da obra de arte" (M. C. Costa, Trad.). Lisboa: Edições 70, 2010. (Obra original publicada em 1950)
Hultén, K. G. P. "Jean Tinguely "Méta"". Boston, New York: Graphic Society, 1975.
Huizinga, J. "Homo Ludens" (J. P. Monteiro, Trad.) (4ª ed.). São Paulo: Editora Perspectiva, 2000. (Obra original publicada em 1938)
Jung, C. G. "Os Arquétipos e o Inconsciente Coletivo" (M. L. Appy & D. M. R. F. Silva, Trads.) (2ª ed.). Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2002. (Obra original publicada em 1959)
Kant, I. "Crítica da Razão Pura" (M. P. Santos & A. F. Morujão, Trads.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001. (Obra original publicada em 1781)
Krauss, R. E. "The Optical Unconscious". Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 1996. (Obra original publicada em 1994)
Lapoujade, D. "Deleuze, Os Movimentos Aberrantes" (L. G. Santos, Trad.). São Paulo: N-1 Edições, 2015. (Obra original publicada em 2014)
Leal, M. "A imaginação cega: Mecanismos de indeterminação na prática artística contemporânea". Tese de doutoramento, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Porto, Portugal, 2009.
Maffesoli, M. "A parte do diabo" (C. Marques, Trad.). Rio de Janeiro: Record, 2004. (Obra original publicada em 2002)
Maturana, H & Varela, F. "De máquinas y seres vivos. Autopoesis: La organización de lo vivo" (6ª ed.). Buenos Aires, Argentina: Editorial Universitaria & Lumen, 2004. (Obra original publicada em 1994)
Morin, E. "O Enigma do Homem: Para uma Nova Antropologia" (C. F. Fernando, Trad.) (2ª ed.). Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979. (Obra original publicada em 1973)
Nietzsche, F. "Assim falou Zaratustra: Um livro para todos e para ninguém" (P. C. Souza, Trad.). São Paulo: Companhia das Letras, 2011. (Obra original publicada em 1885)
Pelbart, P. P. "O Avesso do Niilismo: Cartografias do Esgotamento". São Paulo: N-1 Edições, 2013.
Piaget, J. "Play, Dreams and Imitation in Childhood". Abingdon, Oxfordshire: Taylor & Francis LTD, 2013. (Obra original publicada em 1945)
Platão. "Replública" (E. Corvisiere, Trad.). Rio de Janeiro: Editora Best Seller, 2002. (Obra original séc. IV a. C.)
Rancière, J. "O Inconsciente Estético" (M. C. Neto, Trad.). São Paulo: Editora 34, 2009. (Obra original publicada em 2001)
Rubin, W. "Dada, Surrealism and their heritage". New York: The Museum of Modern Art, 1968.
Salen, K. & Zimmerman, E. (Eds.). "Rules of Play - Game Design Fundamentals". Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 2004.
Schiller, F. "A Educação Estética do Homem" (R. Schwarz & M. Suzuki, Trads.). São Paulo: Iluminuras, 1995. (Obra original publicada em 1794)
Schiller, F. "Letters on the Aesthetic Education of Man" (R. Snell, Trad.). Mineola, New York: Dover Publications, 2004. (Obra original publicada em 1794)
Seitz, W. C. "The art of assemblage". New York: The Museum of Modern Art, 1961.
Sicart, M. "Play Matters". Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 2014."¨
Simondon, G. "L' individuation psychique et collective: A la lumière des notions de Forme, Information, Potentiel et Métastabilité". Paris: Éditions Aubier-Montaigne, 1989.
Simondon, G. "L'individu et sa génese physico-biologique". Grenoble: Éditons Jérôme Millon, 1988.
Spariosu, M. "Dionysus Reborn: Play and the Aesthetic Dimension in Modern Philosophical and Scientific Discourse". Ithaca, New York: Cornell University Press, 1989.
Spies, W. (Ed.). "Max Ernst: Retrospektive". München: Prestel-Verlag, 1979. (Obra original publicada em 1969)
Suits, B. "The Grasshopper: Games, Life and Utopia". Peterborough: Broadview Press, 2005. (Obra original publicada em 1978)
Sutton-Smith, B. "The Ambiguity of Play". Cambridge: Harvard University Press, 1997.
Turner, V. "The Ritual Process: Structure and Anti-Structure". Abingdon, Oxon & New York: Routledge, 2017. (Obra original publicada em 1969)
Tzara, T. "Sete Manifestos Dada" (J. M. Justo, Trad.). Lisboa: Hiena Editora, 1987. (Obra original publicada em 1924)
Virilio, P. "The Accident of Art". New York: Semiotext(e), 2005.
Weitz, M. The Role of Theory in Aesthetics. "The Journal of Aesthetics and Art Criticism", vol. 15, nº 1, pp.27-35, 1956.
Winnicott, D. W. "Playing and Reality". East Sussex, England: Psycology Press, 2005. (Obra original publicada em 1971)
Yves, A. "Marcel Duchamp Plays and Wins". New York: Gallery Yves Arman, 1984.
Zourabichvilli, F. "Le vocabulaire de Deleuze". Paris: Ellipses, 2003.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 International Interdisciplinary Journal of Visual Arts - Art&Sensorium
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).