A Leitura de Visualidades Indí­genas por meio do Grafismo Guajajara: notas preliminares para interpretação

Authors

  • Andréa Lima Barros Instituto Federal do Maranhão
  • Bruno de Oliveira da Silva Universidade do Vale do Itajaí­
  • Elloane Carinie Gomes e Silva Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2021.8.1.153-166

Keywords:

Arte gráfica, pintura corporal indí­gena, Guajajara-Tenetehara, material visual

Abstract

Este trabalho faz referência ao povo indí­gena Guajajara-Tenetehara, pertencente ao tronco linguí­stico tupi-guarani e que habita aldeias estabelecidas em vários municí­pios do Maranhão, principalmente às margens dos rios Corda, Mearim e Pindaré. A arte gráfica do grupo é um elemento expressivo de seus significados social, espiritual e identitário, estando conectada a um complexo sistema representativo e conceitual. Esta pesquisa propõe a leitura de elementos que permeiam seus grafismos com a intenção de refletir sobre caracterí­sticas socioculturais e ontológicas no contexto amazônico, bem como compreender alguns marcadores de identidade étnica. A partir da abordagem qualitativa com objetivos exploratório-descritivos e interpretativos, são conduzidas as pesquisas bibliográfica e documental. O estudo em campo subsidiou o desdobramento das análises e concepções subjacentes que convergiram para marcadores visuais capazes de apontar atributos conectados à um vasto acervo de práticas culturais do povo Guajajara.

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Author Biographies

Andréa Lima Barros, Instituto Federal do Maranhão

Bacharela em Administração, especialista em Propaganda, Publicidade e Marketing e em Jornalismo e Marketing Polí­tico pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina (CEUT). Mestra e Doutora em Turismo e Hotelaria pela Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade da Universidade do Vale do Itajaí­ (UNIVALI). Desenvolve pesquisas na área do turismo, cultura e desenvolvimento local e regional.

Bruno de Oliveira da Silva, Universidade do Vale do Itajaí­

Fotógrafo e pesquisador, possui Licenciatura em História pelo Centro Universitário Internacional de Curitiba (UNINTER). Bacharel, Mestre e Doutorando em Turismo e Hotelaria pela Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade da Universidade do Vale do Itajaí­ (UNIVALI). Pós-graduando em Artes (Lato Sensu) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pauta-se nas conexões transdisciplinares de sua formação para desenvolver estudos visuais, tendo como principais objetos: produções fotográficas e fí­lmicas, analisando as significações entre a História, Arte e Turismo na sociedade e suas implicações culturais.

Elloane Carinie Gomes e Silva, Universidade Federal do Pará

Designer de produto. Doutoranda em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Dedica-se a pesquisas interdisciplinares nos campos do Design, Arte e Patrimônio Cultural, investigando os objetos oriundos de expressões artí­stico-culturais das populações tradicionais amazônicas em distintos processos de significação, comunicação e interpretação.

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Published

2021-05-25

Issue

Section

Artigos