Arte hí­brida, computação e espaço: da zero-dimensionalidade à multidimensionalidade

Authors

  • Eduardo Nespoli Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2019.6.1.066-078

Keywords:

Arte, Tecnologia, Som, Imagem, Espaço.

Abstract

O presente texto possui como proposta explorar as relações entre som, imagem e espaço em processos artí­sticos realizados a partir do uso de tecnologias eletrônicas e computacionais. Partindo da concepção de aparelho na teoria do filósofo Vilém Flusser, observa-se o uso de diferentes tecnologias enquanto suportes que possibilitam a convergência do audí­vel e do visí­vel. O texto investiga como, em certos processos artí­sticos, as tecnologias eletrônicas foram fragmentadas e remontadas com intuito de criar máquinas que produzem percepções de espaço e tempo singulares. Neste contexto, o computador é observado como máquina multimí­dia capaz de produzir a convergência entre diversos meios e materiais, possibilitando a geração de espaços multidimensionais. Destaca-se, deste modo, que no século XXI a arte incorpora a tecnologia enquanto metalinguagem, evocando processos de singularização do imaginário.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Eduardo Nespoli, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor do Departamento de Artes e Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

lattes:

https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=E255CF327B27D234B22921DC43079550#

Published

2019-06-21

Issue

Section

Artigos