Favelas, Coroinhas e Vestígios da Floresta: Os Rumos da Pintura Abstrata no Paraná
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2014.1.02.97-111Keywords:
Crítica de arte, História da Arte do século XX, PinturaAbstract
Depois de alcançarem a consagração, alguns artistas tendem a realizar uma produção uniforme, sem grandes variações. Outros, no entanto, modificam sua produção ao bel prazer do grande público. Para a História da Arte, essas situações são apontadas frequentemente como "comuns" e, consequentemente, podem ser também observadas nas carreiras de artistas do Estado brasileiro do Paraná. Assim, depoimentos concedidos por três pintores regionais – Domício Pedroso, Fernando Velloso e Érico da Silva – ilustram perfeitamente essa questão e contribuem para que acompanhemos suas trajetórias artísticas. As reflexões de Pierre Bourdieu e Sílvio Zamboni permitem elucidar as escolhas feitas por eles. Foi possível verificar, por exemplo, a existência de dois tipos de consagração: a de mercado, ligada a um público mais amplo, de não iniciados, e a simbólica, aliada a um pequeno público seleto de especialistas. Deslocando-se para fora do eixo Rio-São Paulo, este estudo objetiva ainda contribuir com a compreensão que se tem da história da arte brasileira.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2014-12-10
Issue
Section
Artigos
License
Copyright (c) 2022 International Interdisciplinary Journal of Visual Arts - Art&Sensorium
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).