Traços da Teatralidade Barroca no poema Lady Lazarus, de Sylvia Plath, na música e noclipe Born to Die, de Lana del Rey

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2022.9.2.129-143

Abstract

No contexto da Literatura Comparada pretende-se analisar os traços da teatralidade barroca na poesia e na música. Tem-se como corpus o poema Lady Lazarus, de Sylvia Plath – que integra Poemas (2007) –, a canção e o videoclipe Born to die (2012), da cantora-compositora Lana Del Rey. Neste artigo, no contexto da arte barroca, parte-se do pressuposto de que os aspectos estéticos atribuíam elementos teatrais dentro de pinturas, nas quais a dramaticidade barroca transformava morte em espetáculo. Em termos teóricos, utiliza-se, especialmente, o livro Origem do drama barroco alemão (1984), de Walter Benjamin – e respectivo texto de apresentação inerente à tradução desse livro, realizada por Sergio Paulo Rouanet. Tanto a poetisa Sylvia Plath, quanto a compositora Lana Del Rey, retratam o renascimento ou a certeza de um certo tipo de existência após a morte, em suas composições artísticas. Ou seja, a criação poética de ambas, rica em metáforas e alegorias, representa cenas que trazem dramaticidade para a obra, construindo, assim, a teatralidade da morte com a intenção de representar a história-destino.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Taylla Maria Machado Sirino, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Mestranda em Letras, área de concentração: Linguagem e Sociedade, pela UNIOESTE. Especialista em Cinema, com ênfase em Produção pela UNESPAR/FAP. Graduada em Letras pela UFPR. Integra o Grupo de pesquisa: Linguagem Literária e interfaces sociais: estudos comparados – UNIOESTE.

Acir Dias da SILVA, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte pela UNICAMP. Na Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE é Diretor do Centro de Educação, Comunicação e Artes – CECA e Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sens em Letras – área de concentração Linguagem e Sociedade, na Linha de pesquisa: Linguagem Literária e Interfaces Sociais: estudos comparados. Lattes: 6902191554348937.

Published

2022-12-13