Uma análise da formação artística dos concretistas paulistas pelo método da biografia coletiva
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2021.8.1.138-152Keywords:
Formação artística, Concretismo, São Paulo, Arte modernaAbstract
O concretismo paulista foi movimento de vanguarda atuante na década de 1950. O objetivo deste artigo é apresentar e analisar a formação artística dos artistas visuais e poetas concretistas. Essa formação pode ser dividida em dois polos. O polo mais formal envolveu escolas de arte, ateliês de professores artistas e escolas profissionalizantes. Já o polo menos formal reuniu novos locais de socialização, como museus de arte, a Seção de Arte da Biblioteca Municipal e bares, todos na cidade de São Paulo. O método utilizado foi o da biografia coletiva, segundo o proposto por Christophe Charle. Os materiais foram monografias sobre artistas, trabalhos acadêmicos, artigos de jornais, manifesto e livros de historiografia da arte e sociologia. As considerações finais discutem a importância dos espaços não formais de formação artística para o movimento concretista.Downloads
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