Rompendo o silêncio: animação Passages de Marie-Josée Saint-Pierre
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2019.6.2.086-099Keywords:
animação, maternalismo, autobiografiaAbstract
Neste artigo nos debruçaremos sobre o documentário-animação autobiográfico Passages (2008) da cineasta canadense Marie-Josée Saint-Pierre (1978 –), que denuncia a violência obstétrica que a artista sofreu no Hospital Saint Luc, Montreal, Canadá. Para tanto, articularemos questões disparadas por esta obra, como silenciamento feminino e autobiografia, considerando perspectivas teóricas feministas. Abordaremos ainda a discussão em torno da medicalização do parto e o movimento de humanização do parto no Brasil. Por fim, examinaremos aspectos técnicos e poéticos da narrativa de Passages e sua contribuição para debates feministas sobre maternalismos contemporâneos.
Downloads
References
Referências Bibliográficas
CRAMPE-CASNABET, Michèle. A mulher no pensamento filosófico do século XVIII. In: DUBY, G.; PERROT, M. História das mulheres no ocidente: do Renascimento a Idade Moderna, v. 3. Porto, Portugal: Afrontamento, 1999.
GRIMAL, Pierre. Mitologia grega. Tradução de Rejane Janowitzer. Porto Alegre, RS: L&PM, 2013.
KRIGER, Judith. Animated Realism: a behind-the-scenes look at the animated documentary genre. Waltham: Focal Press, 2012.
LEJEUNE, Philippe. O Pacto Autobiográfico: de Rousseau í Internet. Organização Jovita Maria Gerheim Noronha. Tradução Jovita Maria Gerheim Noronha e Maria Inês Coimbra Guedes. Belo Horizonte: Editora UFMG. 2014.
MITCHELL, Ben. Lightbox: Marie-Josée Saint-Pierre (MJSTP Films/National Film Board of Canada) – Interview – 2014. Disponível em: <https://youtu.be/Z5tVx9wzJnk>. acesso em 16 de outubro de 2019.
OMS. Declaração da Organização Mundial da Saúde. Prevenção e eliminação de abusos, desrespeito e maus-tratos durante o parto em instituições de saúde. As publicações da estão disponíveis no site da OMS e documento em PDF pode ser baixado pelo site <http://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/134588/WHO_RHR_14.23_por.pdf;jsessionid=1D94F0EBEC64835A103AA2833EBFB916?sequence=3> acesso em 16 de outubro de 2019.
PERROT, Michelle. Minha História das Mulheres. Tradução Angela M. S. Corrêa. São Paulo: Ed. Contexto. 2017.
SAINT-PIERRE, Marie-Josée. Passages. Direção e Produção: Marie-Josée Saint-Pierre. Montréal: MJSTP Films, 2008 a. Filme completo disponível em: <https://www.onf.ca/film/passages/> acesso em 16 de outubro de 2019.
SAINT-PIERRE, Marie-Josée. Shorts "¦ and to the Point: Marie-Josee Saint-Pierre (Passages), Other Voices. 2008 b. Entrevista disponível em: <http://moviecitynews.com/2008/10/shorts-and-to-the-point-marie-josee-saint-pierre-passages/> , acesso em 16 de outubro de 2019.
SENA, Ligia Moreiras. "Ameaçada e sem voz, como num campo de concentração: A medicalização do parto como porta e palco para a violência obstétrica". Tese submetida ao Programa de Pós- Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina para a obtenção do Grau de Doutora em Saúde Coletiva. Orientador: Prof. Dr. Charles Dalcanale Tesser. 2016.
SOLNIT, Rebecca. A mãe de todas as perguntas: reflexões sobre os novos feminismos.Tradução Denise Bottmann. São Paulo: Editora Schwarcz. 2017.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 International Interdisciplinary Journal of Visual Arts - Art&Sensorium
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).