A RUPTURA DO MUNDO
o espaço como forma simbólica em representações cristológicas na arte da Maniera em Florença
DOI:
https://doi.org/10.33871/sensorium.2024.11.9934Palavras-chave:
Espaço, Maniera, IconologiaResumo
A constituição perspéctica do espaço pictórico é um dos elementos-chave dos estudos historiográficos dedicados ao maneirismo enquanto movimento artístico, ainda que persista uma lacuna de trabalhos específicos sobre a peculiaridade da articulação espacial destas obras. O presente artigo busca contribuir para solucionar esta carência, sustentando-se tanto em uma diversidade de diferentes fontes, incluindo tanto estudos clássicos sobre a Maniera, quanto contribuições recentes, provenientes de campos diversos, incluindo a teologia, a filosofia e a historiografia da arte. Argumenta-se que o tratamento perspéctico de um grupo de pinturas maneiristas protagonizando Cristo, executadas por artistas florentinos na primeira metade do século XVI, vincula-se a uma tradição teórica e artística que fundamentou a arte icônica bizantina, ambos compartilhando de um mesmo repertório filosófico, religioso e artístico, enraizado no neoplatonismo e no misticismo cristão, influências ativas na cultura europeia entre o final do Quattrocento e o século seguinte. Nestes termos, intenciona-se fornecer uma contribuição para o estudo da arte renascentista, de modo geral, e do movimento maneirista enquanto fenômeno estético, em particular, bem como sugerir novas possibilidades analíticas, teóricas e metodológicas para o estudo iconológico das obras de arte.
Downloads
Referências
Fontes Primárias
ALIGHIERI, Dante. A Divina Comédia. Edição bilingue. Tradução e notas de italo Eugenio Mauro. São Paulo: Editora 34, 1998, 3 v.
AQUINO, São Tomás de. Suma teológica. São Paulo: Edições Loyola, 2009, 9 v.
AREOPAGITA, Pseudo-Dionísio. A hierarquia celeste. Tradução, comentários e notas explicativas de Carin Zwilling. São Paulo: Polar, 2015.
BELLORI, Giovanni Pietro. Le vite de' pittori, scultori et architetti moderni. In Roma: Per il Success. al Mascardi, 1672.
BOETHIUS. De consolatione philosophiae opuscula theologica. Edidit Claudio Moreschini. Monachii et Lipsiae: in aedibus K. G. Saur, 2005.
BRONZINO, Agnolo. Sonetti di Angiolo Allori detto il Bronzino ed altre rime inedite di piu insigni poeti. Firenze: Nella Stamperia Magheri, 1823.
BUONARROTI, Michelangelo. Rime. A cura di Enzo Noe Girardi. Bari: Laterza, 1967.
CHAMBRAY, Roland Fréart de. Idee de la perfection de la peinture. Au Mans: Jacques Ysambart, 1662.
DAMASCUS, John of. Three Treatises on the Divine Images. Translation and Introduction by Andrew Louth. Crestwood, NY: St Vladimir's Seminary Press, 2003.
PLOTINUS. The six Enneads. Translated by Stephen Mackenna and B. S. Page. Chicago: Encyclopaedia Britannica, 1977.
PONTORMO, Jacopo. Al molto Mag. e Honorando M. Benedetto Varchi suo Osservandiss. In: VARCHI, Benedetto. Due Lezzioni: nella prima delle quali si dichiara un sonetto di M. Michelagnolo Buonarroti; nella seconda si disputa quale sia piu nobile arte la scultura, o la pittura, con una lettera d’esse Michelagnolo & piu altri eccellentiss. Pittori et scultori sopra la quistione sopradetta. Fiorenza: Lorenzo Torrentino, 1549, Lettere di piu eccellentiss. pittori, e scultori cauate da'propii originali intorno la sopradetta materia, 3, p. 132-34.
VASARI, Giorgio. Le vite de' più eccellenti pittori, scultori ed architettori. A cura di Gaetano Milanesi. In Firenze: G. C. Sansoni, 1878, 8 v.
Fontes Secundárias
ANDRADE, Thainan Noronha de. Virtus imaginum: a metafísica da imagem e a literatura simbólica no Renascimento italiano. In: MELLO, Magno Moraes; ANDRADE, Thainan Noronha de. Arte e História: Diálogos interdisciplinares. Belo Horizonte: Fafich/UFMG, 2023, p. 285-319.
ANTONOVA, Clemena. Space, Time, and Presence in the Icon: Seeing the World with the Eyes of God. Farnham; Burlington: Ashgate, 2010.
ARGAN, Giulio Carlo. Clássico anticlássico: o renascimento de Brunelleschi a Bruegel. 1. reimpr. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
BATTISTI, Eugenio. Renascimento e Maneirismo. Lisboa: Editorial Verbo, 1984.
BÄTSCHMANN, Oskar. Giovanni Bellini. London: Reaktion Books, 2008.
BELTING, Hans. Semelhança e Presença: a história da imagem antes da era da arte. Tradução de Gisah Vasconcellos. Rio de Janeiro: Ars Urbe, 2010.
BRAUNSCHWEIG-KÜHL, Ilka. Konzepte des Metaphysischen. Pontormos Altartafeln in Santa Felicita in Florenz, in San Michele in Carmignano un die Sant’Anna-Tafel im Louvre. Frankfurt am Main: Peter Lang GmbH, 2006, p. 62-80.
BROCK, Maurice. Bronzino. Translated from the French by David Poole Radzinowicz and Christine Schultz-Touge. Paris: Flammarion, 2002.
BUSI, Giulio; EBGI, Raphael. Pico della Mirandola: Mito, magia, Qabbalah. Torino: Giulio Einaudi editore, 2014.
CAMPBELL, Malcom. Mannerism, Italian style. In: CHENEY, Liana De Girolami (Ed.). Readings in Italian Mannerism. New York: Peter Lang Publishing, 2004, p. 247-272.
CELENZA, Christopher S. The revival of Platonic philosophy. In: HANKINS, James (Ed.). The Cambridge Companion to Renaissance Philosophy.Cambridge: Cambridge University Press, 2007. p. 72-96.
CHASTEL, André. Arte e Humanismo em Florença na época de Lourenço, o Magnífico: estudos sobre o Renascimento e o humanismo neoplatônico. Tradução de Dorothée de Bruchard; Introdução e Notas de Luiz Marques. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
CHENEY, Liana De Girolami. Introduction: Stylistic problems in Mannerism and Maniera. In: CHENEY, Liana De Girolami (Ed.). Readings in Italian Mannerism. New York: Peter Lang Publishing, 2004, p. 1-8.
COSTAMAGNA, Philippe. Pontormo. Milano: Electra, 1994. COX-REARICK, Janet. The Drawings of Pontormo: A catalogue raisonné. New York: Hacker Art Books, 1981, v. 1. ______. Bronzino’s Chapel of Eleonora in the Palazzo Vecchio. Berkeley and Los Angeles: University of California Press, 1993.
DOEL, Marieke J. E. van den. Ficino and Fantasy: Imagination in Renaissance Art and Theory from Botticelli to Michelangelo. Leiden; Boston: Brill, 2021.
DVORAK, Max. El Greco and Mannerism. In: CHENEY, Liana De Girolami (Ed.). Readings in Italian Mannerism. New York: Peter Lang Publishing, 2004, p. 193-211.
ETTLINGER, L. D.; ETTLINGER, H. S. Botticelli. Oxford: Oxford University Press, 1976.
FALCIANI, Carlo. Il Rosso Fiorentino. Firenze: Leo S. Olschki Editore, 1996.
______. On religious painting, but also on “sides, stomachs, etc.”. In: FALCIANI, Carlo and NATALI, Antonio. Bronzino: artist and poet at the court of the Medici. Firenze: Mandragora, 2010, p. 276-295.
______; NATALI, Antonio (a cura). Pontormo e Rosso Fiorentino: Divergenti vie della "maniera". Firenze: Mandragora, 2014.
______; NATALI, Antonio. Rosso Fiorentino. Firenze: Giunti, 2014. FOSSI, Gloria. Masaccio. Firenze: Giunti, 2015.
FREEDBERG, Sydney J. Painting in Italy: 1500-1600. New Haven and London: Yale University Press, 1993.
______. Observations on the painting of the Maniera. In: CHENEY, Liana De Girolami (Ed.). Readings in Italian Mannerism. New York: Peter Lang Publishing, 2004, p. 113-142.
FRIEDLAENDER, Walter. Mannerism and Anti-mannerism in Italian Painting. New York: Schocken - Columbia University Press, 1973.
GARIN. Eugenio. O Zodíaco da Vida: a polêmica sobre a astrologia do século XIV ao século XVI. Lisboa: Editora Estampa, 1987.
GAETANO, Armand L. De. The Florentine Academy and the Advancement of Learning through the vernacular: the Orti Oricellari and the Sacra Accademia. Bibliothèque d'Humanisme et Renaissance, v. 30, nº 1, 1968, p. 19-52.
GOMBRICH, E. H. Symbolic Images. London: Phaidon Press, 1972.
______. Norma e Forma: Estudos sobre a arte da renascença. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
HALL, James. Illustrated dictionary of symbols in eastern and western art. Boulder: Westview Press, 1995.
HARTT, Frederick. History of Italian Renaissance art. New York: Abrams, 1987.
HERBERMANN, Charles G.; PACE, Edward A.; SHAHAN, Thomas J. (Eds.). The Catholic Encyclopedia. New York: The Encyclopedia Press, 1911, v. 11.
HUTSON, James. Early Modern Art Theory: Visual Culture and Ideology, 1400-1700. Hamburg: Anchor Academic Publishing, 2016.
IVANOVIĆ, Filip. Symbol & Icon: Dionysius the Areopagite and the Iconoclastic Crisis. Oregon: Pickwick, 2010.
KING, Ross. Brunelleschi's dome: how a Renaissance genius reinvented architecture. New York: Walker & Co., 2000.
KLEIN, Robert. A forma e o inteligível: Escritos sobre o Renascimento e a arte moderna. Tradução de Cely Arena. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1998.
LEBENSZTEJN, Jean-Claude. Le Journal de Jacopo Pontormo. Paris: Aldines, 1992, p. 277-298.
LETTA, Elisabetta Marchetti. Pontormo, Rosso Fiorentino. Florence: Scala; New York: Riverside, 1994.
LIGHBOWN, Ronald W. Sandro Botticelli: Life and Work. London: Paul Elek, 1989.
NATALI, Antonio. “Il pane degli angeli”. Una trama per la cappella Capponi. Artista, 2000, p. 8-21.
______. The dukes and the Eucharist: The Chapel of Eleonora of Toledo. In: FALCIANI, Carlo and NATALI, Antonio (Eds.). Bronzino: artist and poet at the court of the Medici. Firenze: Mandragora, 2010, p. 100-113.
______. Agnolo Bronzino’s early years: Florence, then Pesaro. In: FALCIANI, Carlo and NATALI, Antonio. Bronzino: artist and poet at the court of the Medici. Firenze: Mandragora, 2010, p. 36-55.
PAGNINI, Sante. In: TRECCANI enciclopedia online. [S. I.], 2024. Disponível em: https://www.treccani.it/enciclopedia/sante-pagnini/. Acesso em: 10 jun. 2024.
PANOFSKY, Erwin. The perspective as Symbolic Form. Translated by Christopher S. Wood. New York: Zone Books, 1991.
______. Idea: a evolução do conceito de belo. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
______. Renaissance and Renascencesin Western Art. New York; London: Routledge, 2018.
______. Studies in iconology: Humanistic themes in the Art of the Renaissance. Boulder; Oxford: Routledge, 2018.
PERL, Eric D. Theophany: The Neoplatonic Philosophy of Dionysius the Areopagite. Albany: SUNY Press, 2007.
PINGREE, David. Some of the Sources of the Ghayat al-hakīm. Journal of the Warburg and Courtauld Institutes, v. 43, 1980, p. 1-15.
_______ (Ed.). Picatrix: Ghayat al-hakīm. London: The Warburg Institute - University of London, 1986.
RANDLES, W. G. L. The Unmaking of the Medieval Christian Cosmos, 1500-1760: From Solid Heavens to Boundless Aether. London: Routledge, 2014.
ROREM, Paul. Pseudo-Dionysius: A Commentary on the Texts and an Introduction to Their Influence. Oxford University Press, 1993.
SALDANHA, Nuno. Poéticas da Imagem: A Pintura nas Ideias Estéticas da Idade Moderna. Lisboa: Editorial Caminho, 1995.
SANTI, Bruno. I protagonisti dell'arte italiana. Firenze: Scala, 2001.
SEZNEC, Jean. The Survival of the Pagan Gods:The Mythological Tradition and Its place in Renaissance Humanism and Art. 9. ed. Chichester: Princeton University Press, 1995.
SHANEYFELT, Sheri Francis. Painting in Renaissance Perugia: Perugino, Raphael, and their Circles. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2023.
SHEARMAN, John. Pontormo’s altarpiece in S. Felicita. London: University of Newcastle upon Tyne, 1971.
______. O maneirismo. Tradução de Octavio Mendes Cajado. São Paulo: Cultrix, 1978.
STEINBERG, Leo. Pontormo’s Capponi Chapel. Art Bulletin, v. 56, n. 3, 1974, p. 385-399.
SUMMERS, David. Michelangelo and the Language of Art. Princeton, NJ: Princeton University Press, 1981.
TODOROVA, Rostislava. Orthodox Cosmology and Cosmography: Iconographic mandorla as imago mundi. In: Twelfth Symposium Nis and Byzantium, 3-6 June 2013. Nis, Serbia, 2014, v. XII, p. 143-154.
VOLKMANN, Ludwig. Hieroglyph, Emblem, and Renaissance Pictography. Translated and edited by Robin Raybould. Leiden/Boston: Brill, 2018.
WALDMAN, Louis A. New light on the Capponi Chapel in S. Felicita. Art Bulletin, LXXXIV, 2002, p. 293-314.
WASSERMAN, Jack. Pontormo in the Capponi Chapel in Santa Felicita. Mitteilungen des Kunsthistorischen Institutes in Florenz, 53. Bd., H. 1, 2009, p. 35-72.
WIND, Edgar. Pagan Mysteries in the Renaissance: An exploration of philosophical and mystical sources of iconography in Renaissance art. New York: The Norton Library, 1968.
WÖLFFLIN, Heinrich. Renaissance and Baroque. Translated by Kathrin Simon with an Introduction by Peter Murray. Ithaca, NY: Cornell University Press, 1979.
WRIGHT, Georgia. Caravaggio’s Entombment considered in situ. Art Bulletin, LX, 1978, p. 35-42.
ZAMBELLI, Paola. White Magic, Black Magic in European Renaissance. Leiden, Boston: BRILL, 2007.
ZERI, Federico. Pittura e Controriforma. L'arte senza tempo di Scipione da Gaeta. Milano: Dario Cimorelli Editore, 2024.
ZERNER, Henri. Observations on the use of the concept of mannerism. In: CHENEY, Liana De Girolami (Ed.). Readings in Italian Mannerism. New York: Peter Lang Publishing, 2004, p. 227-246.
Downloads
Publicado
Versões
- 2025-05-28 (2)
- 2024-12-20 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Art&Sensorium

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).