A RUPTURA DO MUNDO

o espaço como forma simbólica em representações cristológicas na arte da Maniera em Florença

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/sensorium.2024.11.9934

Palavras-chave:

Espaço, Maniera, Iconologia

Resumo

A constituição perspéctica do espaço pictórico é um dos elementos-chave dos estudos historiográficos dedicados ao maneirismo enquanto movimento artístico, ainda que persista uma lacuna de trabalhos específicos sobre a peculiaridade da articulação espacial destas obras. O presente artigo busca contribuir para solucionar esta carência, sustentando-se tanto em uma diversidade de diferentes fontes, incluindo tanto estudos clássicos sobre a Maniera, quanto contribuições recentes, provenientes de campos diversos, incluindo a teologia, a filosofia e a historiografia da arte. Argumenta-se que o tratamento perspéctico de um grupo de pinturas maneiristas protagonizando Cristo, executadas por artistas florentinos na primeira metade do século XVI, vincula-se a uma tradição teórica e artística que fundamentou a arte icônica bizantina, ambos compartilhando de um mesmo repertório filosófico, religioso e artístico, enraizado no neoplatonismo e no misticismo cristão, influências ativas na cultura europeia entre o final do Quattrocento e o século seguinte. Nestes termos, intenciona-se fornecer uma contribuição para o estudo da arte renascentista, de modo geral, e do movimento maneirista enquanto fenômeno estético, em particular, bem como sugerir novas possibilidades analíticas, teóricas e metodológicas para o estudo iconológico das obras de arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thainan Noronha de Andrade, UNIFESP

Doutor em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), atualmente faz estágio pós-doutoral em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Estuda temas ligados à história da arte, ao esoterismo ocidental e à história das ideias, privilegiando tópicos situados entre a Antiguidade e a Idade Moderna europeias, concentrados na recepção da tradição clássica. Dentro deste espectro, investiga questões ligadas à iconologia e teoria da arte, neoplatonismo, hermetismo, alquimia, Kabbalah, astrologia e filosofia oculta renascentista, em especial, no que tange ás interfaces teóricas e iconológicas entre arte, simbolismo, alegoria e o esoterismo ocidental.

Referências

Fontes Primárias

ALIGHIERI, Dante. A Divina Comédia. Edição bilingue. Tradução e notas de italo Eugenio Mauro. São Paulo: Editora 34, 1998, 3 v.

AQUINO, São Tomás de. Suma teológica. São Paulo: Edições Loyola, 2009, 9 v.

AREOPAGITA, Pseudo-Dionísio. A hierarquia celeste. Tradução, comentários e notas explicativas de Carin Zwilling. São Paulo: Polar, 2015.

BELLORI, Giovanni Pietro. Le vite de' pittori, scultori et architetti moderni. In Roma: Per il Success. al Mascardi, 1672.

BOETHIUS. De consolatione philosophiae opuscula theologica. Edidit Claudio Moreschini. Monachii et Lipsiae: in aedibus K. G. Saur, 2005.

BRONZINO, Agnolo. Sonetti di Angiolo Allori detto il Bronzino ed altre rime inedite di piu insigni poeti. Firenze: Nella Stamperia Magheri, 1823.

BUONARROTI, Michelangelo. Rime. A cura di Enzo Noe Girardi. Bari: Laterza, 1967.

CHAMBRAY, Roland Fréart de. Idee de la perfection de la peinture. Au Mans: Jacques Ysambart, 1662.

DAMASCUS, John of. Three Treatises on the Divine Images. Translation and Introduction by Andrew Louth. Crestwood, NY: St Vladimir's Seminary Press, 2003.

PLOTINUS. The six Enneads. Translated by Stephen Mackenna and B. S. Page. Chicago: Encyclopaedia Britannica, 1977.

PONTORMO, Jacopo. Al molto Mag. e Honorando M. Benedetto Varchi suo Osservandiss. In: VARCHI, Benedetto. Due Lezzioni: nella prima delle quali si dichiara un sonetto di M. Michelagnolo Buonarroti; nella seconda si disputa quale sia piu nobile arte la scultura, o la pittura, con una lettera d’esse Michelagnolo & piu altri eccellentiss. Pittori et scultori sopra la quistione sopradetta. Fiorenza: Lorenzo Torrentino, 1549, Lettere di piu eccellentiss. pittori, e scultori cauate da'propii originali intorno la sopradetta materia, 3, p. 132-34.

VASARI, Giorgio. Le vite de' più eccellenti pittori, scultori ed architettori. A cura di Gaetano Milanesi. In Firenze: G. C. Sansoni, 1878, 8 v.

Fontes Secundárias

ANDRADE, Thainan Noronha de. Virtus imaginum: a metafísica da imagem e a literatura simbólica no Renascimento italiano. In: MELLO, Magno Moraes; ANDRADE, Thainan Noronha de. Arte e História: Diálogos interdisciplinares. Belo Horizonte: Fafich/UFMG, 2023, p. 285-319.

ANTONOVA, Clemena. Space, Time, and Presence in the Icon: Seeing the World with the Eyes of God. Farnham; Burlington: Ashgate, 2010.

ARGAN, Giulio Carlo. Clássico anticlássico: o renascimento de Brunelleschi a Bruegel. 1. reimpr. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

BATTISTI, Eugenio. Renascimento e Maneirismo. Lisboa: Editorial Verbo, 1984.

BÄTSCHMANN, Oskar. Giovanni Bellini. London: Reaktion Books, 2008.

BELTING, Hans. Semelhança e Presença: a história da imagem antes da era da arte. Tradução de Gisah Vasconcellos. Rio de Janeiro: Ars Urbe, 2010.

BRAUNSCHWEIG-KÜHL, Ilka. Konzepte des Metaphysischen. Pontormos Altartafeln in Santa Felicita in Florenz, in San Michele in Carmignano un die Sant’Anna-Tafel im Louvre. Frankfurt am Main: Peter Lang GmbH, 2006, p. 62-80.

BROCK, Maurice. Bronzino. Translated from the French by David Poole Radzinowicz and Christine Schultz-Touge. Paris: Flammarion, 2002.

BUSI, Giulio; EBGI, Raphael. Pico della Mirandola: Mito, magia, Qabbalah. Torino: Giulio Einaudi editore, 2014.

CAMPBELL, Malcom. Mannerism, Italian style. In: CHENEY, Liana De Girolami (Ed.). Readings in Italian Mannerism. New York: Peter Lang Publishing, 2004, p. 247-272.

CELENZA, Christopher S. The revival of Platonic philosophy. In: HANKINS, James (Ed.). The Cambridge Companion to Renaissance Philosophy.Cambridge: Cambridge University Press, 2007. p. 72-96.

CHASTEL, André. Arte e Humanismo em Florença na época de Lourenço, o Magnífico: estudos sobre o Renascimento e o humanismo neoplatônico. Tradução de Dorothée de Bruchard; Introdução e Notas de Luiz Marques. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

CHENEY, Liana De Girolami. Introduction: Stylistic problems in Mannerism and Maniera. In: CHENEY, Liana De Girolami (Ed.). Readings in Italian Mannerism. New York: Peter Lang Publishing, 2004, p. 1-8.

COSTAMAGNA, Philippe. Pontormo. Milano: Electra, 1994. COX-REARICK, Janet. The Drawings of Pontormo: A catalogue raisonné. New York: Hacker Art Books, 1981, v. 1. ______. Bronzino’s Chapel of Eleonora in the Palazzo Vecchio. Berkeley and Los Angeles: University of California Press, 1993.

DOEL, Marieke J. E. van den. Ficino and Fantasy: Imagination in Renaissance Art and Theory from Botticelli to Michelangelo. Leiden; Boston: Brill, 2021.

DVORAK, Max. El Greco and Mannerism. In: CHENEY, Liana De Girolami (Ed.). Readings in Italian Mannerism. New York: Peter Lang Publishing, 2004, p. 193-211.

ETTLINGER, L. D.; ETTLINGER, H. S. Botticelli. Oxford: Oxford University Press, 1976.

FALCIANI, Carlo. Il Rosso Fiorentino. Firenze: Leo S. Olschki Editore, 1996.

______. On religious painting, but also on “sides, stomachs, etc.”. In: FALCIANI, Carlo and NATALI, Antonio. Bronzino: artist and poet at the court of the Medici. Firenze: Mandragora, 2010, p. 276-295.

______; NATALI, Antonio (a cura). Pontormo e Rosso Fiorentino: Divergenti vie della "maniera". Firenze: Mandragora, 2014.

______; NATALI, Antonio. Rosso Fiorentino. Firenze: Giunti, 2014. FOSSI, Gloria. Masaccio. Firenze: Giunti, 2015.

FREEDBERG, Sydney J. Painting in Italy: 1500-1600. New Haven and London: Yale University Press, 1993.

______. Observations on the painting of the Maniera. In: CHENEY, Liana De Girolami (Ed.). Readings in Italian Mannerism. New York: Peter Lang Publishing, 2004, p. 113-142.

FRIEDLAENDER, Walter. Mannerism and Anti-mannerism in Italian Painting. New York: Schocken - Columbia University Press, 1973.

GARIN. Eugenio. O Zodíaco da Vida: a polêmica sobre a astrologia do século XIV ao século XVI. Lisboa: Editora Estampa, 1987.

GAETANO, Armand L. De. The Florentine Academy and the Advancement of Learning through the vernacular: the Orti Oricellari and the Sacra Accademia. Bibliothèque d'Humanisme et Renaissance, v. 30, nº 1, 1968, p. 19-52.

GOMBRICH, E. H. Symbolic Images. London: Phaidon Press, 1972.

______. Norma e Forma: Estudos sobre a arte da renascença. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

HALL, James. Illustrated dictionary of symbols in eastern and western art. Boulder: Westview Press, 1995.

HARTT, Frederick. History of Italian Renaissance art. New York: Abrams, 1987.

HERBERMANN, Charles G.; PACE, Edward A.; SHAHAN, Thomas J. (Eds.). The Catholic Encyclopedia. New York: The Encyclopedia Press, 1911, v. 11.

HUTSON, James. Early Modern Art Theory: Visual Culture and Ideology, 1400-1700. Hamburg: Anchor Academic Publishing, 2016.

IVANOVIĆ, Filip. Symbol & Icon: Dionysius the Areopagite and the Iconoclastic Crisis. Oregon: Pickwick, 2010.

KING, Ross. Brunelleschi's dome: how a Renaissance genius reinvented architecture. New York: Walker & Co., 2000.

KLEIN, Robert. A forma e o inteligível: Escritos sobre o Renascimento e a arte moderna. Tradução de Cely Arena. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1998.

LEBENSZTEJN, Jean-Claude. Le Journal de Jacopo Pontormo. Paris: Aldines, 1992, p. 277-298.

LETTA, Elisabetta Marchetti. Pontormo, Rosso Fiorentino. Florence: Scala; New York: Riverside, 1994.

LIGHBOWN, Ronald W. Sandro Botticelli: Life and Work. London: Paul Elek, 1989.

NATALI, Antonio. “Il pane degli angeli”. Una trama per la cappella Capponi. Artista, 2000, p. 8-21.

______. The dukes and the Eucharist: The Chapel of Eleonora of Toledo. In: FALCIANI, Carlo and NATALI, Antonio (Eds.). Bronzino: artist and poet at the court of the Medici. Firenze: Mandragora, 2010, p. 100-113.

______. Agnolo Bronzino’s early years: Florence, then Pesaro. In: FALCIANI, Carlo and NATALI, Antonio. Bronzino: artist and poet at the court of the Medici. Firenze: Mandragora, 2010, p. 36-55.

PAGNINI, Sante. In: TRECCANI enciclopedia online. [S. I.], 2024. Disponível em: https://www.treccani.it/enciclopedia/sante-pagnini/. Acesso em: 10 jun. 2024.

PANOFSKY, Erwin. The perspective as Symbolic Form. Translated by Christopher S. Wood. New York: Zone Books, 1991.

______. Idea: a evolução do conceito de belo. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

______. Renaissance and Renascencesin Western Art. New York; London: Routledge, 2018.

______. Studies in iconology: Humanistic themes in the Art of the Renaissance. Boulder; Oxford: Routledge, 2018.

PERL, Eric D. Theophany: The Neoplatonic Philosophy of Dionysius the Areopagite. Albany: SUNY Press, 2007.

PINGREE, David. Some of the Sources of the Ghayat al-hakīm. Journal of the Warburg and Courtauld Institutes, v. 43, 1980, p. 1-15.

_______ (Ed.). Picatrix: Ghayat al-hakīm. London: The Warburg Institute - University of London, 1986.

RANDLES, W. G. L. The Unmaking of the Medieval Christian Cosmos, 1500-1760: From Solid Heavens to Boundless Aether. London: Routledge, 2014.

ROREM, Paul. Pseudo-Dionysius: A Commentary on the Texts and an Introduction to Their Influence. Oxford University Press, 1993.

SALDANHA, Nuno. Poéticas da Imagem: A Pintura nas Ideias Estéticas da Idade Moderna. Lisboa: Editorial Caminho, 1995.

SANTI, Bruno. I protagonisti dell'arte italiana. Firenze: Scala, 2001.

SEZNEC, Jean. The Survival of the Pagan Gods:The Mythological Tradition and Its place in Renaissance Humanism and Art. 9. ed. Chichester: Princeton University Press, 1995.

SHANEYFELT, Sheri Francis. Painting in Renaissance Perugia: Perugino, Raphael, and their Circles. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2023.

SHEARMAN, John. Pontormo’s altarpiece in S. Felicita. London: University of Newcastle upon Tyne, 1971.

______. O maneirismo. Tradução de Octavio Mendes Cajado. São Paulo: Cultrix, 1978.

STEINBERG, Leo. Pontormo’s Capponi Chapel. Art Bulletin, v. 56, n. 3, 1974, p. 385-399.

SUMMERS, David. Michelangelo and the Language of Art. Princeton, NJ: Princeton University Press, 1981.

TODOROVA, Rostislava. Orthodox Cosmology and Cosmography: Iconographic mandorla as imago mundi. In: Twelfth Symposium Nis and Byzantium, 3-6 June 2013. Nis, Serbia, 2014, v. XII, p. 143-154.

VOLKMANN, Ludwig. Hieroglyph, Emblem, and Renaissance Pictography. Translated and edited by Robin Raybould. Leiden/Boston: Brill, 2018.

WALDMAN, Louis A. New light on the Capponi Chapel in S. Felicita. Art Bulletin, LXXXIV, 2002, p. 293-314.

WASSERMAN, Jack. Pontormo in the Capponi Chapel in Santa Felicita. Mitteilungen des Kunsthistorischen Institutes in Florenz, 53. Bd., H. 1, 2009, p. 35-72.

WIND, Edgar. Pagan Mysteries in the Renaissance: An exploration of philosophical and mystical sources of iconography in Renaissance art. New York: The Norton Library, 1968.

WÖLFFLIN, Heinrich. Renaissance and Baroque. Translated by Kathrin Simon with an Introduction by Peter Murray. Ithaca, NY: Cornell University Press, 1979.

WRIGHT, Georgia. Caravaggio’s Entombment considered in situ. Art Bulletin, LX, 1978, p. 35-42.

ZAMBELLI, Paola. White Magic, Black Magic in European Renaissance. Leiden, Boston: BRILL, 2007.

ZERI, Federico. Pittura e Controriforma. L'arte senza tempo di Scipione da Gaeta. Milano: Dario Cimorelli Editore, 2024.

ZERNER, Henri. Observations on the use of the concept of mannerism. In: CHENEY, Liana De Girolami (Ed.). Readings in Italian Mannerism. New York: Peter Lang Publishing, 2004, p. 227-246.

Downloads

Publicado

2024-12-20 — Atualizado em 2025-05-28

Versões

Edição

Seção

Artigos