TRAVELLING PLANTS
A Visual Poetics of Plants and Print
DOI:
https://doi.org/10.33871/sensorium.2024.11.9920Resumo
Este ensaio visual começou durante a pandemia de 2020/21, quando explorei métodos de impressão alternativos intimamente ligados à natureza. Como residência artística no meu próprio jardim, concentrei-me em ervas daninhas e plantas invasoras, utilizando técnicas de impressão botânica como a “eco-impressão”, que transfere as formas e cores das plantas diretamente para papel e tecido. Das plantas foi possível extrair cores e imagens, redescobertas que se tornaram cada vez mais frequentes nos últimos anos de pesquisa e a divulgação de métodos naturais de autoprodução na web. Processos de impressão lenta com valor também terapêutico. Em vez do desenho tradicional, procurei capturar plantas e flores de formas inesperadas, abraçando o elemento surpresa. O meu trabalho contínuo destaca a interação entre elementos naturais – plantas, flores, sementes – e forças como a luz solar e a água, onde a própria natureza se torna o material para a criação de imagens. A natureza, que sempre influenciou o meu trabalho, na busca pelo conhecimento das coisas através da observação direta das diferentes formas de vida, torna-se parte estrutural, a própria matéria da manipulação e transformação, energia vital para o aparecimento das imagens. Não se trata mais de uma atitude estética ou simbólica, mas de um procedimento físico de realização da imagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2024-11-28 (2)
- 2024-11-28 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Art&Sensorium
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).