OS PRIMEIROS PASSOS NA XILOGRAVURA: FRANCISCO STOCKINGER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/sensorium.2024.11.9680

Resumo

Este artigo pretende enfatizar o artista e sua representação da zona da prostituição no Rio de Janeiro, o Mangue, e seu no início na produção de xilogravuras em tacos de madeiras.  Stockinger buscou refletir uma cidade dentro da cidade, com muita luz, muito movimento e a dura profissão das mulheres do Mangue, gerando uma série de xilogravuras do Mangue, que mostram claramente a importância que dava ao trabalho das prostitutas. Suas xilogravuras são espelhos da realidade social de uma época.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Fernando Zulietti, FAAP-SP

Pós Doutor em Ciências Sociais ( Arte, Mídia e Política) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC-SP. Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC-SP . Mestre em Planejamento Urbano Regional em Economia-UNIVAP-SP. Especialista em Arte e Educação pela UNIDERP- MS. MBA em Marketing de Serviços e Relacionamento pela UNIDERP-MS. Graduado em Ciência Econômicas UNIVAP-SP. Graduado em Educação Física pela Escola de Educação Física do Exército -RJ e Licenciatura em Artes Visuais- UNCIV-PR. Atua como professor avaliador do Ministério da Educação- INEP/MEC. Avaliador Institucional do Conselho Estadual de Educação/SP. Atua como pesquisador do Núcleo de Pesquisa Neamp-PUC-SP. Participa de Bancas de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-graduação da PUC-SP e UNITAU. Pesquisador bolsista da Funadesp-SP, Coordenador de Pós- Graduação FAAP-SJC-SP, foi Conselheiro Científico da Revista de Pesquisa Veris (grupo Ibmec), Coordenador da CETEC-Educacional S. A - SJC-SP. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Econômica. Pesquisador bolsista da Funadesp-SP, Coordenador de Pós- Graduação FAAP-SJC-SP, foi Conselheiro Científico da Revista de Pesquisa Veris (grupo Ibmec), Coordenador da CETEC-Educacional S. A - SJC-SP. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Econômica, Finança Internacionais , Gestão de Marketing, História da Arte, Ciências Sociais, Arte Mídia e Política, Pesquisa de Mercado, Pesquisa Científica, Metodologia Científica e Varejo em EAD.

Silvia Helena Nogueira, Faculdade Anhanguera

SILVIA HELENA NOGUEIRA é graduada em Letras, com Licenciatura em Português-Inglês pela Faculdade Braz Cubas (1984), Especialista em Literatura Brasileira pela Faculdade São Judas Tadeu (1989), Mestre em Língua Portuguesa (Linguística Aplicada) pela Universidade de São Paulo (2001), Doutora em Língua Portuguesa (Linguística Aplicada) pela Universidade de São Paulo (2008). Professora efetiva aposentada de Língua Portuguesa da Rede Estadual de Educação de São Paulo, em Jacareí. Atua como professora na Educação Superior, graduação e pós-graduação, em Leitura e Produção Escrita, Aprendizagem de Língua Portuguesa, Metodologia da Pesquisa Científica, Metodologia do Ensino de Literatura, Alfabetização e Letramento, Linguagem Jurídica e Educação Não Formal. Também atua como autora e revisora de textos, palestrante e docente em cursos de formação na área de Educação, Linguagens e Ensino de Língua Portuguesa. Ministrou cursos na Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB- SP. Atuou como Professora Doutora Pesquisadora da Faculdade Anhanguera de Jacareí, com bolsa da FUNADESP; orientou trabalhos de pesquisa científica e participa de Bancas de Mestrado e Doutorado. Atualmente, é docente na Faculdade Católica de São José dos Campos-SP e coordena nesta IES a Comissão Própria de Avaliação (CPA).

Downloads

Publicado

2024-10-22

Edição

Seção

Artigos